• Educação

Fotos: Jackson Souza

O Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado - CET/SESI tem como objetivo promover uma ação pedagógica que visa contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade a fim de garantir a qualidade do ensino. Tem como pilares fundamentais de sua proposta pedagógica o conhecimento prévio do aluno; formação leitora e o desenvolvimento do senso crítico e autonomia. Realiza uma ação educativa que atenda as perspectivas do desenvolvimento social do aluno e que contribui para a formação de cidadãos participativos no sistema social e político.

Os alunos contam com uma estrutura completa para proporcionar a melhor experiência de aprendizado, como quadra poliesportiva coberta, auditório, laboratório de ciências e Educação Tecnológica, sala multifuncional, playground, estrutura física acessível para pessoa com deficiência.

 

A Escola do SESI atende o industriário e seus dependentes, à comunidade geral, além desse público alvo a Escola estendeu seus serviços aos conveniados, oferecendo as três categorias uma educação básica de qualidade que são a Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Estão inclusos no currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II:
- Língua Estrangeira (Inglês);
- Educação Tecnológica (Robótica);

-Ética e empreendedorismo e

-Produção Textual para as turmas do 6º ao 9º ano.
 

Educação Infantil e Ensino Fundamental

 

Em 31 anos de prestação de serviços, o SESI Roraima, já realizou mais de 2 milhões e 700 mil atendimentos em educação, saúde, atividades culturais e esportivas, ações de cidadania e de responsabilidade social. Em 2018 o SESI Educação teve 857 alunos matriculados no ensino básico e 162 na Educação de Jovens e Adultos.

Neste ano, a Escola aumentou o número de vagas para 975, em que irá comtemplar, industriários, conveniados, comunidade e ainda oportunizar às pessoas de baixa renda, o ensino de qualidade por meio do edital de gratuidade.

 

 

Novo Ensino Médio

Sabe aquele formato de escola que conhecemos bem e estamos acostumados, com carteiras enfileiradas, aulas separadas por disciplinas, os estudantes recebendo conteúdo sem muita interação, esqueça! Os alunos agora podem estudar por áreas de conhecimento e tudo de acordo com o dia a dia deles, assim é o novo ensino médio que o SESI e o SENAI iniciaram, no dia 4 de fevereiro, com a 1ª turma piloto, tendo como base o que preconiza a nova Lei do Ensino Médio (Lei 13.415/2017), sendo pioneiros, na implementação de um currículo organizado por áreas de conhecimento, totalmente contextualizado à realidade dos estudantes e integrado à formação técnica e profissional com duração de três anos.

A metodologia utilizada está de acordo com a Nova Reforma da Educação Brasileira, atendendo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. As turmas de ensino médio itinerário de formação técnica e profissional, contam com o conteúdo formativo de Técnico em Redes da Computação, com desenvolvimento de competências que atendem a um perfil profissional sintonizado com o futuro, a Indústria 4.0, os quais são integrados ao SENAI.

O Ensino Médio Integrado é o modelo ideal para o estudante estabelecer a relação entre teoria e prática, desenvolvendo competências para a sociedade do século XXI e se preparar para o acesso ao ensino superior e para o mundo do trabalho.

1/8

 

 

Educação de Jovens e Adultos - Nova EJA

A Educação de Jovens e Adultos é uma das modalidades da Educação Básica, é destinada a quem tem 15 anos ou mais e não conseguiu estudar ou concluir os estudos na idade própria, nos Ensino Fundamental e Ensino Médio. As metodologias são adequadas à faixa etária e às experiências de vida dos alunos, enquanto os materiais didáticos e seus conteúdos estão em sintonia com o segmento da indústria em que os alunos trabalhadores atuam.

De acordo com o Portal SESI Educação, a EJA está presente nos 27 Departamentos Regionais do SESI, e já atendeu mais de um milhão de alunos trabalhadores. Este é um resultado da adesão de empresas, secretarias estaduais e municipais de educação, prefeituras, sindicatos, igrejas e associações comunitárias que se preocupam com a formação de cidadãos.

Em Roraima a Escola do SESI juntamente com as empresas industriais, Cerâmica Nova Aliança, Coema Paisagismo, Gráfica Real, Indústria Vitória, e Renovo Engenharia, as quais já aderiam ao Programa da Nova EJA, estão oportunizando os industriários, seus dependentes e a comunidade em geral a continuação dos estudos conforme as diretrizes de atendimento por interesse da indústria.

O objetivo é oferecer a essas pessoas a oportunidade de concluir a escolarização do Ensino Fundamental nos anos finais (7º e 8° Ano) e Ensino Médio, de forma mais flexível, com encontros na escola três vezes por semana, em ambiente online, por meio da plataforma de Educação a Distância – EaD

1/2

Indústria do Conhecimento



Trata-se de biblioteca, de acesso gratuito, com riquíssimo acervo de livros e revistas, além de computadores conectados à internet para a realização de pesquisas e trabalhos escolares.

 

Atualmente, o SESI-RR possui uma unidade da Indústria do Conhecimento, localizada na unidade do Distrito Industrial - Centro de Atividades do Trabalhador Waldir Peccini.

Educação Continuada

O que é Educação Continuada?

 

São ações educativas que contemplam as temáticas de Educação, Saúde e Segurança no Trabalho, Responsabilidade Social e Inclusão Digital. A fim de suprir as necessidades dos segmentos industriais, no que se refere à formação do trabalhador. Esses cursos são disponíveis para os trabalhadores  industriais.

 

Quer saber mais?

 

Use o "Fale conosco" no Topo da Página ou ligue: (95) 3621-6603

Educação de Jovens e Adultos

Com a Educação de Jovens e Adultos é possível retomar os estudos, por ser uma das modalidades da Educação Básica, destinada a quem tem 15 anos ou mais e não conseguiu estudar ou concluir a escolarização na idade própria.

O diferencial no Ensino Médio está sendo a metodologia “Reconhecimento de Saberes”, que é um novo método de avaliação e diagnóstico das competências que os alunos possuem, ou seja, eles fazem testes e respondem questionários que permitem a identificação do nível de conhecimento em cada disciplina. Ao final de três meses, o aluno que alcançar 60% das competências exigidas para cada área/disciplina, recebe a certificação.

Fotos: Jackson Souza

Fotos: Wilhame Sousa

Panfleto FRENTE
Cartaz A3 INST
FIER branco.png
SESI branco.png
SENAI branco.png
IEL branco.png

Av. Benjamin Constant, 876 Centro

CEP 69 301 020
Boa Vista - Roraima
Email: gab.fierr@sesi.org.br
Site: www.fier.org.br
Tel: (95) 4009 5367
Fax.: (95) 3224 1557

Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 3710 Aeroporto - CEP 69 310 005
Boa Vista - Roraima
Email: falecom.rr@sesi.org.br
Site: www.sesirr.org.br
Tel: (95) 4009-1800
Fax.: (95) 4009-1808

Av. dos Imigrantes, 399 - Asa Branca

CEP 69 312 296
Boa Vista - Roraima
Email: senai@rr.senai.br
Site: www.rr.senai.br
Tel: (95) 2121 5050
Fax.: (95) 2121 5081

Av. Capitão Júlio Bezerra, 363

Centro - CEP 69 301 410
Boa Vista - Roraima
Email: sec@ielrr.org.br
Site: www.ielrr.org.br
Tel: (95) 3623-1253

© 2020 Sistema Indústria Roraima - SESI

Alunos_do_Ensino_Médio_integrado_SESI_SE