
-
Educação
Fotos: Jackson Souza
O Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado - CET/SESI tem como objetivo promover uma ação pedagógica que visa contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade a fim de garantir a qualidade do ensino. Tem como pilares fundamentais de sua proposta pedagógica o conhecimento prévio do aluno; formação leitora e o desenvolvimento do senso crítico e autonomia. Realiza uma ação educativa que atenda as perspectivas do desenvolvimento social do aluno e que contribui para a formação de cidadãos participativos no sistema social e político.
Os alunos contam com uma estrutura completa para proporcionar a melhor experiência de aprendizado, como quadra poliesportiva coberta, auditório, laboratório de ciências e Educação Tecnológica, sala multifuncional, playground, estrutura física acessível para pessoa com deficiência.
A Escola do SESI atende o industriário e seus dependentes, à comunidade geral, além desse público alvo a Escola estendeu seus serviços aos conveniados, oferecendo as três categorias uma educação básica de qualidade que são a Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Estão inclusos no currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II:
- Língua Estrangeira (Inglês);
- Educação Tecnológica (Robótica);
-Ética e empreendedorismo e
-Produção Textual para as turmas do 6º ao 9º ano.
Educação Infantil e Ensino Fundamental
Em 31 anos de prestação de serviços, o SESI Roraima, já realizou mais de 2 milhões e 700 mil atendimentos em educação, saúde, atividades culturais e esportivas, ações de cidadania e de responsabilidade social. Em 2018 o SESI Educação teve 857 alunos matriculados no ensino básico e 162 na Educação de Jovens e Adultos.
Neste ano, a Escola aumentou o número de vagas para 975, em que irá comtemplar, industriários, conveniados, comunidade e ainda oportunizar às pessoas de baixa renda, o ensino de qualidade por meio do edital de gratuidade.
Novo Ensino Médio
Sabe aquele formato de escola que conhecemos bem e estamos acostumados, com carteiras enfileiradas, aulas separadas por disciplinas, os estudantes recebendo conteúdo sem muita interação, esqueça! Os alunos agora podem estudar por áreas de conhecimento e tudo de acordo com o dia a dia deles, assim é o novo ensino médio que o SESI e o SENAI iniciaram, no dia 4 de fevereiro, com a 1ª turma piloto, tendo como base o que preconiza a nova Lei do Ensino Médio (Lei 13.415/2017), sendo pioneiros, na implementação de um currículo organizado por áreas de conhecimento, totalmente contextualizado à realidade dos estudantes e integrado à formação técnica e profissional com duração de três anos.
A metodologia utilizada está de acordo com a Nova Reforma da Educação Brasileira, atendendo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. As turmas de ensino médio itinerário de formação técnica e profissional, contam com o conteúdo formativo de Técnico em Redes da Computação, com desenvolvimento de competências que atendem a um perfil profissional sintonizado com o futuro, a Indústria 4.0, os quais são integrados ao SENAI.
O Ensino Médio Integrado é o modelo ideal para o estudante estabelecer a relação entre teoria e prática, desenvolvendo competências para a sociedade do século XXI e se preparar para o acesso ao ensino superior e para o mundo do trabalho.
Educação de Jovens e Adultos - Nova EJA
A Educação de Jovens e Adultos é uma das modalidades da Educação Básica, é destinada a quem tem 15 anos ou mais e não conseguiu estudar ou concluir os estudos na idade própria, nos Ensino Fundamental e Ensino Médio. As metodologias são adequadas à faixa etária e às experiências de vida dos alunos, enquanto os materiais didáticos e seus conteúdos estão em sintonia com o segmento da indústria em que os alunos trabalhadores atuam.
De acordo com o Portal SESI Educação, a EJA está presente nos 27 Departamentos Regionais do SESI, e já atendeu mais de um milhão de alunos trabalhadores. Este é um resultado da adesão de empresas, secretarias estaduais e municipais de educação, prefeituras, sindicatos, igrejas e associações comunitárias que se preocupam com a formação de cidadãos.
Em Roraima a Escola do SESI juntamente com as empresas industriais, Cerâmica Nova Aliança, Coema Paisagismo, Gráfica Real, Indústria Vitória, e Renovo Engenharia, as quais já aderiam ao Programa da Nova EJA, estão oportunizando os industriários, seus dependentes e a comunidade em geral a continuação dos estudos conforme as diretrizes de atendimento por interesse da indústria.
O objetivo é oferecer a essas pessoas a oportunidade de concluir a escolarização do Ensino Fundamental nos anos finais (7º e 8° Ano) e Ensino Médio, de forma mais flexível, com encontros na escola três vezes por semana, em ambiente online, por meio da plataforma de Educação a Distância – EaD
![]() |
---|