Últimas Notícias

Leia as principais notícias do Serviço Social da Indústria em Roraima e saiba mais sobre as ações que a entidade promove nas áreas de educação, saúde, lazer e responsabilidade social.

Abril 2013
Copa SESI de Futsal: Mirage e Vidraçaria União duelam na grande final

29 de abril de 2013 

O jogo mais aguardado do Campeonato SESI de Futsal acontece na próxima sexta-feira (3), a partir das 20 horas, no campo society do SESI. E as torcidas da Mirage e Vidraçaria já começam a ensaiar o grito: afinal, o vencedor será o campeão, com vaga assegurada nos Jogos Regionais do SESI.
E o caminho até aqui passou por várias disputas, que iniciaram no dia 17 de abril. Além dos finalistas, participaram Massas Floresta, Temperos Yara, RM Telecom, e Green Máquinas.
Na estreia, a Vidraçaria união venceu a Green Máquinas por 5 a 4. A Mirage só debutou na competição na segunda rodada, derrotando a própria Vidraçaria União. Em seguida, bateu a Green Máquinas.
Nas semifinais, no dia 26, a Vidraçaria União derrotou a Massas Floresta por 8 a 1, enquanto a Mirage, se garantiu na final com uma sonora goleada por 16 a 1 sobre a Temperos Yara.
Para o gestor de projetos da unidade Lazer do SESI, Pascoal Duarte, a grande qualidade técnica das equipes que disputaram a final refletiu o. “As empresas industriais que investem e acreditam no esporte como uma ferramenta que promove a melhoria da qualidade de vida entre os seus trabalhadores”, disse. 

Aluno do SESI fica em segundo na etapa nacional do concurso sobre Segurança e Saúde no Trabalho

29 de abril de 2013 

O aluno da 8ª série do Centro de Educação do Trabalhador do SESI (CET) - João de Mendonça Furtado, Reijhukson Silva Almeida, ficou em segundo lugar na etapa nacional do concurso sobre Segurança e Saúde no Trabalho, concorrendo com alunos de todo o Brasil.

A solenidade de premiação aconteceu nesta segunda-feira (29), no auditório da Confederação Nacional da Indústria, em Brasília. Acompanhado da coordenadora educacional do CET, Dalila Barbosa, Reijhukson recebeu a premiação na categoria Música. Ele compôs e interpretou o funk “Visão Realística” e ganhou troféu e um notebook.

A coordenadora do prêmio em Roraima, Joice Leão, falou sobre o resultado. “Vencemos algumas dificuldades e conseguimos dar o suporte necessário ao Reijhukson. A canção que ele compôs, fala da história da própria industrialização e como a SST veio a contribuir com o trabalhador. Conseguimos atingir o nosso objetivo, que é despertar nos alunos, a compreensão do que é a saúde e segurança no trabalho”, finalizou.

A diretora do CET, Ellen Cavalcante, ressaltou a importância do concurso. “Além do reconhecimento ao talento e iniciativa dos alunos, promove por meio de diferentes manifestações artísticas, a multiplicação do conhecimento sobre saúde e segurança no trabalho, dentro da escola e na família, disse”.

O Concurso Nacional sobre Segurança e Saúde no Trabalho é voltado para alunos do ensino fundamental e médio, incluindo a EJA (Educação de Jovens e Adultos) das escolas do SESI e dos cursos profissionalizantes, educação profissional e tecnológica das escolas do SENAI. 

SESI realiza programação em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vitimas de Acidentes de Trabalho

26 de abril de 2013 

Em alusão ao dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho (28 de abril) o SESI Roraima realiza nesta sexta-feira (26), das 11h às 19h, uma programação especial voltada aos trabalhadores da indústria roraimense. A ação acontece no Centro de Atividades do Trabalhador Waldir Peccini, no Distrito Industrial.
Serão realizadas palestras, distribuição de folderes educativos, brindes, exposição de equipamentos de proteção individual e orientações sobre saúde e segurança no trabalho com a equipe da unidade Saúde do SESI.
O dia 28 de abril foi escolhido para homenagear as vítimas de acidentes de trabalho, em razão de um desastre que em 1969, matou 78 trabalhadores em uma mina de carvão no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. A Organização Internacional do Trabalho, desde 2003, faz da data um chamado à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador.
A data foi instituída no Brasil em 2005 por meio da Lei nº 11.121. As estatísticas oficiais do Ministério da Previdência mostram que em 2008 foram registrados 747 mil casos de acidentes de trabalho, com 2.757 mortes e 12.071 casos de trabalhadores que sofreram incapacidade permanente.

SESI é parceiro da TV Roraima no “Saúde de Rua”.

25 de abril de 2013 

O SESI participa neste sábado (27) do  “Saúde de Rua”, evento realizado pela TV Roraima e que este ano está em sua segunda edição. A iniciativa é voltada para crianças, jovens, adultos e idosos de todas as classes sociais e pretende movimentar a cidade e promover a valorização da qualidade de vida.
O SESI irá oferecer ao público avaliação física, massagem corporal expressa e avaliação da composição física corporal por meio da balança de Bioinpedância. Serão oferecidas também aulas experimentais das atividades de lazer do SESI, como natação, hidroginástica, aeróbica, dança de salão, futsal e jiu-jitsu. Durante a ação os profissionais de educação física da instituição também estarão acompanhando e orientando a população durante as caminhadas.
O “Saúde de Rua” é um projeto que busca promover a consciência da prática de atividades físicas a fim de gerar um padrão de vida saudável nas pessoas, na primeira edição foram realizados 600 atendimentos, este ano a meta é atender 1.200 pessoas.
O evento acontece das 13h00 ás 18h00, na Av. João Pereira de Melo, Centro, em frente à TV RR.

No dia do índio, SESI promove exposição sobre etnologia para alunos do CET

19 de abril de 2013 

O Centro de Educação do Trabalhador do SESI, em parceria com o Museu Integrado de Roraima (MIR), realizou nesta sexta-feira (19), uma exposição sobre etnologia, em alusão ao dia do índio.

Os alunos da escola do SESI conferiram de perto, vários produtos da cultura indígena, como cocares, cestarias, utensílios para caça e pesca, além de adornos e artesanato.

Uma equipe de técnicas do MIR foi a responsável pelas orientações aos alunos. Alguns, jamais haviam visto de perto, grande parte dos itens do acervo.

A aluna da 8 série, Lorena Pereira da Silva, disse que já havia pesquisado os costumes dos povos indígenas, mas ver a exposição, teve uma sensação diferente. “É muito importante a preservação da cultura dos indígenas, afinal, eles foram os primeiros a habitar o Estado. É muito importante valorizar e preservar os costumes deles. Gostei muito”, disse.

A pequena Fernanda Gruber, de apenas 4 anos, ficou fascinada com os adornos. E o que ela mais gostou, foi do cocar. “Ele é todo colorido e muito bonito”, disse, sorridente, a aluna do 1º período.

De acordo com a chefe da divisão de educação e divulgação do MIR, a exposição faz parte de um projeto que visa levar o museu para dentro das escolas. “Até o fim do ano, levaremos diferentes exposições para as escolas da capital e do interior. Os alunos terão oportunidade de conhecer mais sobre etnologia, arqueologia, história de Roraima, história natural e diversidade cultural”, ressaltou.

A diretora do CET, Ellen Cavalcante falou da importância da valorização das diferentes culturas indígenas. “Os alunos aprendem a respeitar e valorizar as diferenças, conhecendo cada uma das etnias existentes em Roraima. E nós aproveitamos esse momento para mostrar como a cultura indígena foi fundamental para a concretização do que hoje é o nosso Estado”, finalizou.

Trabalhadores da indústria tem oportunidade de se qualificar

18 de abril de 2013 

Os trabalhadores industriários também tem a oportunidade de dar continuidade aos estudos e cursos de qualificação. O SESI oferece por meio do Programa de Educação Continuada, diversas capacitações gratuitas e com certificação.

A programação inicia no dia 22 de abril com o curso Espanhol Básico, com carga horária de 30h e 20 vagas disponíveis. As aulas acontecem no Centro de Educação do Trabalhador do SESI – CET, das 19h às 22h e encerram no dia 03 de maio.

Também no dia 22 inicia o curso de Atendimento ao público e segue até o dia 26 das 18h às 22h, totalizando 4h de capacitação. As aulas também acontecem no CET – SESI com a disponibilização de 30 vagas.

No dia 24 de abril inicia a capacitação de Higiene pessoal no ambiente de trabalho. Serão disponibilizadas 30 vagas para uma carga horária de 4h, das 18h às 22h.

No dia 25 será realizado o curso Comunicação Interpessoal no ambiente de trabalho. 30 trabalhadores terão acesso ao conteúdo. As aulas acontecerão às 18h às 22h também na Escola do SESI.

Programação de maio – No próximo mês serão oferecidos os seguintes cursos: Desenvolvimento de equipes, Etiqueta profissional, Gerenciamento do estresse e Educação num clic, aprenda a clicar. As cargas horárias variam de 4 a 30h.

Os trabalhadores da indústria interessados devem entrar em contato com o setor de Educação continuada pelos telefones 4009 1879, 3621 6603 ou 3623 9232.

Ação Global: Mesa Redonda vai abordar transformação social pela cidadania

17 de abril de 2013 

Empresários industriais, parceiros e público em geral se reúnem nesta quinta-feira (18), às 19h, no auditório do Centro de Educação do Trabalhador do SESI, para a edição 2013 da Mesa Redonda – Ação Global, que terá como tema: “Transformação Social pela Cidadania”.

A palestra será feita pelo voluntário, consultor e professor universitário, Weber Negreiros. A programação, também contará com a apresentação do case sobre a atuação da Liga Roraimense de Combate do Câncer em prol da saúde da mulher, com a presidente da Liga, Drª. Magnólia Rocha.

A Mesa Redonda antecede o Ação Global e proporciona reflexão e troca de experiências sobre as diversas ações de Responsabilidade Social Empresarial e voluntariado, praticadas por empresas e entidades parceiras.

O Ação Global acontece no dia 18 de maio, na vila Felix Pinto, no município do Cantá. O grande mutirão da cidadania contará com pelo menos 250 voluntários de 30 instituições e é uma realização do SESI e da Rede Globo.

SESI abre inscrições para o curso do Programa Cozinha Brasil

16 de abril de 2013 

Aproveitar todas as partes dos alimentos, principalmente o que normalmente é desprezado como cascas, talos, folhas e sementes. Essa é a proposta do programa de educação alimentar SESI Cozinha Brasil, que na próxima sexta-feira (26) das 18h às 22h e sábado (27) das 8 às 14h, inicia mais uma capacitação. A programação conta com aulas teóricas e práticas, realizadas no próprio SESI, com carga horária de 10 horas. De acordo com a nutricionista Marcela Trindade, além das receitas tradicionais, a culinária local também é prestigiada. “Utilizamos receitas nacionais e algumas desenvolvidas aqui. A aceitação tem sido boa”, disse. Criado em 2004, pelo SESI Departamento Nacional, o Cozinha Brasil ensina a população como preparar alimentos com economia e sem desperdícios, introduzindo um cardápio farto em variedade e ricos em nutrientes essenciais à saúde. Em nove anos, o programa já percorreu mais dois mil municípios de todo o Brasil e atendeu cerca de 900 mil pessoas com aulas de educação alimentar, transformando o que antes era desperdiçado em pratos saborosos e saudáveis. As inscrições podem ser feitas na unidade Lazer do SESI – Sala do Cozinha Brasil e também na hora do curso. Mais informações pelo telefone 4009-1873. 

SESI e parceiros fazem primeira reunião de preparação para o Ação Global 2013

10 de abril de 2013 

Foi realizada nesta quarta-feira (10), no SESI, a primeira reunião entre a entidade e os parceiros que irão participar do Ação Global 2013.

Na ocasião, o coordenador da Unidade de Responsabilidade Social Empresarial do SESI, Jefferson Haron e o coordenador do Ação Global em Roraima, Aníbal Valentino, forneceram informações sobre a logística que envolverá o evento.

O Ação Global acontece no dia 18 de maio, na vila Felix Pinto, no Cantá e contará com pelo menos 250 voluntários de 30 instituições parceiras.

De acordo com Valentino, a localidade foi escolhida após uma cuidadosa avaliação. Na sede da vila, encontram-se apenas 20% da população. Os outros 80% estão espalhados na zona rural, principalmente em vicinais. “São pessoas que tem muita dificuldade para se deslocar até Boa Vista para ter acesso a maioria dos serviços que iremos oferecer”, disse.

Uma pesquisa de demanda foi feita na localidade e apontou os principais serviços esperados pela população, nas áreas de cidadania e saúde: documentos como carteira de trabalho, CPF e RG e atendimentos em odontologia, oftalmologia e clínica geral.

Jefferson Haron destacou que para o sucesso do evento é necessário o engajamento de todos os parceiros. “Esse é um dia em que devemos superar qualquer dificuldade, para levar cidadania e melhorias para a comunidade”, finalizou. 

Esporte: SESI amplia prazo de inscrição para os Jogos do SESI 2013
Até 10 de maio, trabalhadores-atletas poderão ser inscritos

09 de abril de 2013 

Devido à grande procura, o SESI ampliou para 10 de maio, o prazo para inscrição de atletas-industriários e equipes para os Jogos do SESI 2013. Até o momento, 377 trabalhadores de 23 empresas já têm sua inscrição confirmada.
O novo prazo de inscrições vale para as modalidades de atletismo, vôlei de praia, vôlei de quadra, futsal, xadrez, tênis de campo, tênis de mesa e natação.
Todos os torneios, incluindo os de futebol de campo e futebol sete society máster, serão realizados até o mês de junho, conforme calendário previamente divulgado e disponível no site do SESI (sesirr.org.br).
Para participar as equipes ou atletas de modalidades individuais devem ser de empresas vinculadas ao segmento industrial, o que é comprovado por meio do recolhimento da GFIP, documento indispensável para efetuar a inscrição nos torneios.
 “Diante da grande procura, resolvemos ampliar o prazo para que ninguém fique de fora. As empresas e atletas que ainda não reuniram os documentos necessários poderão fazê-lo e assim efetivar a sua inscrição”, destacou o gestor de projetos da unidade Lazer do SESI, Pascoal Duarte.
As empresas e trabalhadores-atletas interessados em participar das competições, devem procurar a Unidade Lazer do SESI e efetuar a sua inscrição até 10 de maio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4009-1877.

SESI abre processo seletivo para a contratação de Nutricionista e Bibliotecário

08 de abril de 2013 

O Serviço Social da Indústria – SESI abriu processo seletivo para a contratação de profissionais nas funções de Nutricionista e Bibliotecário. Para o cargo de Nutricionista é exigido curso superior em Nutrição, registro no Conselho Regional de Nutrição, além de experiência comprovada de no mínimo seis meses e atendimento clínico.

Ao todo são duas vagas com carga horária de 20 horas semanais, a primeira das 8h às 12h e a segunda das 14 às 18h. O salário inicial é de R$1.077,98.

Já para o cargo de Bibliotecário há uma vaga para o cadastro de reserva. Os requisitos exigidos são formação superior em Biblioteconomia, registro no Conselho Regional de Biblioteconomia, experiência comprovada de pelo menos seis meses na área nos últimos quatro anos, além de conhecimento em informática e cursos na área.

A carga horária é de 40 horas semanais, de 8h às 12h e das 14h ás 18h. O salário inicial é de R$ 2.427,85. O processo seletivo é composto de três fases: análise curricular, avaliação técnica e entrevista. Todas as etapas são classificatórias e eliminatórias, inclusive a entrevista.

Os interessados deverão preencher Currículo que consta no site do SESI/RR www.sesirr.org.br, no link vagas disponíveis e entregar no Anexo do Prédio da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), localizado na Avenida Benjamin Constant, nº 876 – Centro, em horário comercial no Setor de Recrutamento e Seleção de 08 a 09/04/2013.

Conheça a programação de palestras do PPRA para o mês de Abril

03 de abril de 2013 

As palestras do Programa de Prevenção a Riscos Ambientais do SESI/RR para o mês de abril já foram divulgadas pelo setor de Desenvolvimento Humano.Entre os temas a serem discutidos estão atendimento a primeiros socorros, Prevenção e Combate á Incêndios e DST/Aids, que serão ministrados pelo Corpo de Bombeiros Militar e pelos técnicos do Núcleo de Saúde e Segurança no Trabalho.A programação inicia na segunda-feira e terça-feira (1 e 2), para os colaboradores do Centro de Atividades do Trabalhador – CAT Waldir Peccini, no Distrito Industrial com os temas Atendimento a primeiros socorros e Prevenção e Combate a Incêndios.Nos dias 5 e 12/04, as palestras serão ministradas na sede do SESI, na sala de Teatro, no período da manhã e tarde. Os colaboradores do Centro de Educação do Trabalhador – CET/SESI também serão beneficiados nos dias 06, 09 e 11/04. 

SESI Roraima participa do 2º Festival Gastronômico de Roraima

03 de abril de 2013 

O SESI Roraima participa do 2º Festival Gastronômico de Roraima que iniciou nesta quinta-feira (5) e vai até o domingo, no Parque Anauá. No estande são divulgados os serviços oferecidos pela entidade nas áreas de saúde, educação, lazer e responsabilidade social empresarial.
Os visitantes do festival podem fazer uma avaliação física computadorizada, por meio da balança de bioimpedância, que emite na hora, o resultado, além de orientação com profissionais. Quem quiser relaxar, também pode fazer uma massagem anti-stress. 

Mais notícias SESI para você...

 

2014

2013

OS CONTATOS DO SISTEMA INDÚSTRIA RORAIMA

Av. Benjamin Constant, 876 Centro

CEP 69 301 020
Boa Vista - Roraima
Email: gab.fierr@sesi.org.br
Site: www.fier.org.br
Tel: (95) 4009 5367
Fax.: (95) 3224 1557

Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 3710 Aeroporto - CEP 69 310 005
Boa Vista - Roraima
Email: falecom.rr@sesi.org.br
Site: www.sesirr.org.br
Tel: (95) 4009-1800
Fax.: (95) 4009-1808

Av. dos Imigrantes, 399 - Asa Branca

CEP 69 312 296
Boa Vista - Roraima
Email: senai@rr.senai.br
Site: www.rr.senai.br
Tel: (95) 2121 5050
Fax.: (95) 2121 5081

Av. Capitão Júlio Bezerra, 363

Centro - CEP 69 301 410
Boa Vista - Roraima
Email: sec@ielrr.org.br
Site: www.ielrr.org.br
Tel: (95) 3623-1253

© 2013 Sistema Indústria Roraima - SESI