Últimas Notícias

Leia as principais notícias do Serviço Social da Indústria em Roraima e saiba mais sobre as ações que a entidade promove nas áreas de educação, saúde, lazer e responsabilidade social.

Maio 2014
 Semana do Trabalhador da Indústria Madeireira

Programação conta com cursos, palestras campeonato de futsal e atividades recreativas promovidas pelo SESI

30 de maio de 2014 

       O evento é promovido pela Associação das Madeireiras de Roraima – AMADERR. A programação iniciou na última terça-feira, 27, e encerra neste sábado, 30. Desde quarta-feira, os trabalhadores das indústrias madeireiras, começaram a receber palestras sobre a Prevenção da Perda Auditiva e Prevenção de acidentes no setor madeireiro, ministradas por técnicos do SESI. No sábado, participam durante todo o dia do Circuito Saúde, onde poderão aferir a pressão arterial, verificar a Glicose, o IMC e realizar avaliação física. Também serão realizado Exames de Audiometria e de Espirometria.

 

Cursos do Cozinha Brasil - Desde terça-feira, a equipe do programa de educação alimentar Cozinha Brasil,ministra cursos os moradores tanto de do município de Rorainópolis quanto da Vila de Nova Colina. O curso tem a proposta de ensinar como manipular e armazenar os alimentos e como prepará-los de forma a utilizar todos os seus nutrientes, aproveitando inclusive às cascas.

       Na terça e quarta-feira, 116 pessoas, entre trabalhadores das indústrias madeireiras, seus familiares e a comunidade em geral participaram do curso, realizado na Escola Estadual José de Alencar.

         Nesta sexta-feira foi à vez dos moradores de Nova Colina, com um total de 127 inscrições. Neste sábado (31), foi ministrado o curso para a última turma, na Escola Tenente João de Azevedo.

       Entre as receitas preparadas estão: suco de abacaxi com hortelã, suco da horta e suco de melancia com hortelã. Risoto rosado, macarrão ao molho de melancia, ensopado de carne. Sobremesas, bolo de casca de banana, doce da casca do abacaxi, pão de mandioca, e merengue de banana, preparado para degustação durante as atividades recreativas.

        Todos os alunos receberam o kit do Cozinha Brasil, contendo o livro com todas as receitas preparadas durante o curso e muitas outras, caderneta para anotações, touca e avental, e ao final recebem o certificado de participação.

 

Torneio de Futsal – Ao todo foram 6 equipes inscritas, sendo duas de Rorainópolis e quatro de Nova Colina. Na sexta-feira, as equipes Madeireira Boa Sorte e Madeireira Azul se enfrentaram e a equipe Boa Sorte, fez jus ao nome e levou a melhor.

         Na noite de sexta (30), na Vila de Nova Colina jogaram as equipes Madeireira IMADEX contra Nova Colina e Madeireira Monte Sião contra Vitória. A melhor das quatro equipes,  disputa a final contra a Equipe Boa Sorte e será a Campeã da competição.

 

Recreação – Neste sábado, a diversão das crianças está garantida. Elas participam de brincadeiras como cama elástica, totó, tênis de mesa e pintura de rosto com os palhaços Lulu e Farofinha, que comandam no momento diversas brincadeiras no palco do Caminhão SESI Movimento.

         As 17h acontece o Show de Calouros, com os colaboradores do setor madeireiro e a partir das 18h será feita a escolha da Garota Florestal e logo após, tem Zerbine Araújo e a Banda Brasileirinho, encerrando a programação da Semana. A expectativa é atender quase mil trabalhadores, e seus familiares, de 30 empresas da região sul do Estado.

 

 Indústria de talentos

Empreendedorismo e sustentabilidade são o foco do evento

30 de maio de 2014 

       

 

       Em sua 10ª edição a “Indústria de Talentos”, promovida pelo Centro de Educação do trabalhador João de Mendonça Furtado – CET SESI, teve início na manhã desta sexta-feira, 30. O projeto foi idealizado para homenagear o Dia da Indústria, comemorado em 25 de maio, com o objetivo de estimular nos alunos o empreendedorismo, mas com o foco na sustentabilidade socioambiental.  Ao todo foram desenvolvidos 25 projetos, com um total de mais de 400 produtos todos confeccionados com material reciclado. 

     

        O evento acontece na quadra da escola, cada turma possui seu stand e apresenta um projeto, escolhido por cada professor junto com os alunos e que há dois meses vinha sendo trabalhando em sala de aula.

 

       A feira contou com a presença dos familiares dos alunos que além de visitar os stands e conhecer os projetos desenvolvidos puderam comprar os produtos, Marinez Queiroz, madrinha de um dos alunos, disse que é uma ótima ideia começar a trabalhar o empreendedorismo desde cedo, por que abre a mente dos alunos para o futuro, no mercado de trabalho, ela disse foi possível notar em cada um a dedicação e o empenho. “Assim que os visitantes foram chegando às crianças iam abordando, oferecendo os produtos, cada um demostrando a qualidade do que foi produzido, eles realmente levaram a sério a proposta dos projetos”.

 

       “Nós levamos os alunos a pensarem em seu futuro profissional, mas buscando alternativas que não sejam somente o serviço publico, então desenvolvemos com eles a visão de que podem se torna grandes empresários, responsáveis e preocupados com o meio ambiente, por isso focamos também na sustentabilidade. O resultado é maravilhoso, os produtos ficam belíssimos”, destacou a diretora da unidade, Ellen Cavalcante.

 

       O evento reinicia a partir das 15h. A renda obtida com a comercialização será investida na realização de eventos para os alunos.

 

 

 

Centro de Educação do Trabalhador realiza “Indústria de talentos”
29 de maio de 2014 

       No dia 30 de maio, o Centro de Educação do trabalhador do SESI João de Mendonça Furtado realiza a “Indústria de talentos”. A ação será realizada com os alunos dos turnos matutino e vespertino, com início às 9h da manhã e às 15h à tarde.

 

        A atividade tem como objetivo o foco no empreendedorismo, visando despertar nos alunos talentos que gerem o uso sustentável dos recursos naturais.

 

     Ao todo serão 25 projetos, com um total de mais de 400 produtos apresentados pela manhã e 212 no período da tarde, entre eles: luminárias de garrafa pet, objetos de decoração, porta-retratos, vasos reciclados, brinquedos, garrafas decorativas, telas, porta objetos, marcador de livros, todos confeccionados com material reciclado.  Cada turma apresentará um projeto, que foram escolhidos por cada professor junto com os alunos, e serão apresentados na quadra de esportes da Escola.

 

      Os produtos confeccionados serão comercializados durante a feira e a renda arrecadada será revertida para momentos de lazer dos alunos.

 

 

 

 

 

Lançado Edital dos Exames de Suplência 2014
23 de maio de 2014 

     Os Exames de Suplência são destinados àqueles que não tiveram acesso aos ensinos fundamental e médio na idade própria ou não deram continuidade aos estudos. O objetivo é proporcionar a elevação escolar, dos trabalhadores da indústria, seus dependentes e a comunidade em geral.

 

       Estão sendo ofertadas 120 vagas para o exame do Ensino Fundamental e 120 para o do Ensino Médio, destinadas aos trabalhadores da indústria e seus dependentes. Para a comunidade estão sendo ofertadas 96 vagas, divididas entre o Ensino Fundamental e Médio.

 

       Os interessados poderão efetuar sua inscrição no período de 15 de julho a 15 de agosto, na secretaria da Escola do SESI, localizada na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 3786 – Aeroporto, das 08h30 às 21h30. Para participar os candidatos devem ter idade igual ou superior a 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos ou mais para a prova do Ensino Médio.

 

        Os documentos necessários para efetuar a sua inscrição são:

  • 01 foto 3x4 recente;

  • 01 cópia do RG;

  • 01 cópia do CPF;

  • 01 cópia do comprovante de residência;

  • 01 cópia da carteira de trabalho (para o trabalhador da Indústria e seus dependentes);

 

        Os exames serão realizados nos dia 09, 23 e 31 de novembro, na escola do SESI e simultaneamente na Av. Maranhão, n° 629, centro. Mucajaí / RR. Mais informações na Escola do SESI ou pelo telefone 4009-1879. As informações completas estão disponíves no edital do Exame.

 

 

 

 

 

 

Trabalhadores da indústria madeireira participam de programação no sul do Estado
23 de maio de 2014 
SESI ministrará cursos de autoliderança e gerenciamento de estress em empresa industrial
23 de maio de 2014 

         

            A Associação das Madeireiras de Roraima – Amaderr realiza de 27 a 31 de maio a Semana do Trabalhador da Indústria Madeireira. O evento acontece no município de Rorainópolis e na Vila Nova Colina e deve atender quase mil trabalhadores do segmento madeireiro de 30 empresas da região sul do Estado.

 

           Durante a semana, o SESI participará do evento com cursos do Programa Cozinha Brasil, torneio de futsal, tênis de mesa, além de palestras do programa de educação continuada sobre os temas: perdas auditivas e prevenção de acidentes.

 

           No sábado (31), haverá atividades de recreação para as crianças durante todo o dia com: cama elástica, tênis de mesa, animação com palhaços, pintura de rosto.

 

           Na área de saúde serão oferecidos os seguintes serviços: glicemia, IMC, aferição de pressão arterial, avaliação física, alem do exame de audiometria que mede a capacidade e/ou perdas auditivas e espirometria que identifica possíveis doenças respiratórias.

 

           Haverá também show de calouros e a escolha da Garota Florestal. No encerramento do evento, a partir das 19h acontecerá show com três bandas locais. O assessor da gestão Jefferson Haron destacou que o SESI busca melhorar a qualidade de vida do trabalhador. “A semana do trabalhador da indústria madeireira é uma forma de reconhecer o trabalho desses profissionais, de forma que serão oferecidos serviços para que melhorem a sua qualidade de vida e da sua família”, completou.

 

 

 

 

 

 

Indústria do Conhecimento
Espaço para leitura, contação de histórias e aprendizado

 

22 de maio de 2014 

         Nos dias 26 e 27 de maio, o SESI por meio do Programa de Educação Continuada ministrará dois cursos para 40 colaboradores da empresa RENOVO Engenharia, pertencente ao segmento industrial da construção civil.

 

            A ação faz parte da II Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT.  É realizado de acordo com a legislação trabalhista e deve ser organizada anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) com o objetivo de conscientizar os trabalhadores sobre a saúde e segurança no trabalho, além da prevenção de acidentes.

 

           Durante a semana serão realizadas atividades envolvendo os colaboradores com o objetivo de promover a conscientização. Entre as atividades estão palestras, treinamentos, avaliações médicas, atividades lúdicas, entre outras.

O curso de autoliderança será ministrado pelo SESI na segunda-feira (26), das 6h40 às 7h20, e tem como foco a percepção do grupo com relação às ações de um líder, focando na liderança de si mesmo, para que o trabalhador perceba que realmente a liderança não depende de cargo e sim da forma que o mesmo se posiciona frente à vida.

 

           Já o curso de gerenciamento de estress, que será ministrado também pelo SESI acontecerá na terça-feira (27), das 6h40 às 7h20 e abordará a construção do conhecimento sobre o stress, suas causas, consequências e estratégias de controle. A metodologia utilizada são exposições dialogadas, discussões de casos, projeções de vídeos e leitura de textos.

 

           Educação Continuada - São cursos gratuitos oferecidos aos industriários e comunidade por meio de apadrinhamento das empresas industriais em áreas como línguas estrangeiras, empreendedorismo, saúde e responsabilidade social, informática e outros. Mais informações no endereço www.sesirr.org.br ou pelo telefone (95) 4009-1863.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

         Indústria do Conhecimento trata-se de uma biblioteca com riquíssimo acervo de livros e revistas, computadores conectados à internet para a realização de pesquisas e trabalhos escolares, além de atividades como pintura, jogos e contação de histórias. O espaço pode ser frequentado por crianças, jovens e adultos.

 

        As bibliotecas são especialmente projetadas para receber de maneira acolhedora o trabalhador da indústria, seus dependentes e a comunidade.

 

    Atualmente, o SESI-RR possui duas unidades da Indústria do Conhecimento: uma na Praça Mané Garrincha, no Bairro Tancredo Neves, funcionando das 14h às 20h e outra na unidade do Distrito Industrial - Centro de Atividades do Trabalhador Waldir Peccini, funcionando das 10h às 14h e das 16 às 20h.

 

          A visita à biblioteca faz parte da programação dos alunos do Programa Atleta do Futuro, desenvolvido pelo SESI, nas dependências do CAT Waldir Peccini. Todos os dias, durante uma hora, eles mergulham no mundo do conhecimento, através de leituras e brincadeiras lúdicas.

 

 

 

 

 

SESI prorroga Processo Seletivo Profissional de Educação Física NS

 

22 de maio de 2014 

 

Para a função de Profissional de Educação Física deve-se atender os seguintes requisitos: nível superior completo com licenciatura em educação física, registro no CREF-RR ou declaração do conselho informando protocolo de entrada no registro, experiência profissional ou estágio supervisionado comprovado, de no mínimo 6 (seis)  meses como profissional de educação física em Yoga e Ginastica Aeróbica, nos últimos 4 (quatros) anos (2010 a 2014), conhecimentos em informática e cursos na respectiva área.

 A carga horária é de 18h ás 20h, horista, com valor inicial sem descanso remunerado R$ 16,07. O processo seletivo terá três etapas, 1ª análise curricular, 2ª avaliação técnica, 3ª entrevista.

 

Somente serão aceitos os currículos devidamente preenchidos com as informações solicitadas no edital, que está disponível no site do SESI. Mais informações pelo telefone 4009 1820.

Os interessados deverão preencher Currículo, disponível no site (http://www.sesirr.org.br/) e entregar no SESI, localizado na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, nº. 3710 - Aeroporto (próximo ao Hospital Geral de Roraima) no Prédio Administrativo, em horário comercial, no Setor de Recrutamento e Seleção até às 18h do dia 23/05/2014, sexta-feira.

 

O processo terá três etapas: análise curricular, avaliação técnica e entrevista. Está sendo ofertada uma vaga, com expediente das 18h às 20h.  O Valor inicial da hora trabalhada sem DSR (Descanso Semanal Remunerado) é de R$ 16,07.

 

 

 

 

 

SESI abre Processo Seletivo para as funções de Professor de matemática e Profissional de Educação Física

 

16 de maio de 2014 

Os interessados em participar do Processo Seletivo que oferece duas vagas para a contratação deverão preencher currículo que consta no site do SESI/RR (www.sesirr.org.br) e entregar na sede do Serviço Social da Indústria-SESI, situado na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, n°. 3710 em horário comercial, no setor de Recrutamento de Seleção nos dias 16, 19 e 20 de maio 2014.

 

Para a vaga de professor de matemática é necessário nível superior em licenciatura plena em Matemática, experiência profissional ou estagio supervisionado comprovado de no mínimo 6 meses na função de professor de matemática, nos últimos 4 anos (2010 a 2014). A carga horária para função é de 25h semanais e o valor inicial da hora aula sem descanso remunerado, R$ 12,43.

 

 

 

Para concorrer a vaga é necessário ter nível Superior Completo com Licenciatura em Educação Física; registro no CREF-RR (como Profissional de Educação Física) em dias, ou Declaração do conselho informando protocolo de entrada no Registro; experiência profissional ou estágio supervisionado comprovado, de no mínimo 6 (seis) meses como Profissional de Educação Física em Yoga e Ginastica Aeróbica, nos últimos 4 (quatros) anos (2010 a 2014) e conhecimentos em informática e cursos na área.

       

Mais informações pelo 4009-1820.

Trabalhadores da Indústria tem até dia 30 de maio para se inscreverem nas competições esportivas do SESI

 

08 de maio de 2014 

A Unidade Lazer do SESI-RR divulgou no mês de abril o calendário de competições esportivas da instituição em 2014. Os trabalhadores da indústria roraimense terão oportunidade de disputar 10 diferentes modalidades, todas classificatórias para os Jogos Regionais do SESI.

 

Os vencedores de cada modalidade classificam-se para os Jogos Nacionais na cidade de Belém-PA nos dias 09 a 14 de outubro.Os jogos do SESI têm por finalidade reunir por meio do esporte, empresários e industriários, estimulando à prática esportiva na empresa, promovendo o intercâmbio sociocultural e divulgando amplamente o SESI à comunidade.

 

Segundo o técnico operacional da unidade de lazer Clidenor Núcio, as competições estreitam as relações entre o capital e trabalho, melhorando a qualidade de vida e o exercício pleno da cidadania. “Os trabalhadores da indústria devem estar atentos às datas referentes ao período de inscrição e realização das competições. Convidamos todos a participarem conosco deste evento, realizando suas inscrições até o dia 30 de maio de 2014".

 

Para realizar a inscrição basta se dirigir a unidade de Lazer do SESI munidos da Ficha de Inscrição preenchida, GFIP dos meses de março e abril atualizada, contendo a relação completa dos trabalhadores ou extrato individual, contrato social da empresa (quando o atleta for empregador), além de atestado médico de condicionamento físico, fornecido por um cardiologista. Mais informações pelo telefone 4009-1834.

Confira o calendário de eventos esportivos 2014:

 

Inscrições para a 1ª etapa vão de 07 à 30/ 05/2014

 

Campeonato SESI de Futebol Society Master – 02/06 a 31/07

Campeonato SESI Society Absoluto – 02/06 a 31/07

Campeonato SESI de Futsal – 02/06 a 31/07 

 

Inscrições para a 2ª etapa: de 14/07 à 15/08

 

Tênis de Mesa – 30/08Vôlei de Praia – 30/08

Download

Centro de Educação do Trabalhador disponibiliza vagas para o ensino fundamental

08 de maio de 2014 

Estão disponíveis para o primeiro semestre de 2014, vagas para as turmas do 6º ano (matutino), 7º ano (matutino), 7ª série (matutino), e 8ª série (matutino) do ensino fundamental no Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado.O objetivo é preencher as vagas das turmas de ensino fundamental. As vagas são destinadas para filhos ou dependentes dos trabalhadores da indústria e comunidade. Para mais informações basta entrar em contato pelo telefone 4009 1879 ou dirigir-se à secretaria da Escola, das 8h às 21h, localizada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, nº 3786, bairro Aeroporto.

Alunos do Projeto Arte Jovem fazem homenagens às Mães

07 de maio de 2014 

Os alunos que fazem parte do Programa Arte Jovem fizeram apresentações especiais em alusão ao dia das mães, que será comemorado no domingo (11).

 

A programação, foi realizada na sala de teatro do SESI, teve inicio às 17h30 com uma homenagem em forma de canção feita pelo coral do Programa Arte Jovem, que entoou várias musicas, emocionando a todas as mães. No repertório canções como a de Roberto Carlos “Como é grande o meu amor por você”.

 

A administradora Juliana Bonfim, mãe do pequeno Yan Bonfim de 6 anos, disse que se sentiu lisonjeada com as homenagens e percebeu que a partir do momento em que seu filho começou as aulas de teclado no programa, no início do ano está mais alegre e extrovertido. “Yan era muito tímido e agora interage melhor com outras crianças. O Arte Jovem tem ajudado a fortalecer as relações interpessoais”, afirmou.

 

A programação seguiu na quinta feira (8), com homenagens às mães dos alunos do projeto no turno matutino, às 11h30 e no turno vespertino às 17h30.

Mais notícias SESI para você...

 

2014

2013

OS CONTATOS DO SISTEMA INDÚSTRIA RORAIMA

Av. Benjamin Constant, 876 Centro

CEP 69 301 020
Boa Vista - Roraima
Email: gab.fierr@sesi.org.br
Site: www.fier.org.br
Tel: (95) 4009 5367
Fax.: (95) 3224 1557

Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 3710 Aeroporto - CEP 69 310 005
Boa Vista - Roraima
Email: falecom.rr@sesi.org.br
Site: www.sesirr.org.br
Tel: (95) 4009-1800
Fax.: (95) 4009-1808

Av. dos Imigrantes, 399 - Asa Branca

CEP 69 312 296
Boa Vista - Roraima
Email: senai@rr.senai.br
Site: www.rr.senai.br
Tel: (95) 2121 5050
Fax.: (95) 2121 5081

Av. Capitão Júlio Bezerra, 363

Centro - CEP 69 301 410
Boa Vista - Roraima
Email: sec@ielrr.org.br
Site: www.ielrr.org.br
Tel: (95) 3623-1253

© 2013 Sistema Indústria Roraima - SESI