• Saúde e Segurança no Trabalho

Fotos - Jackson Souza 

Para atender o trabalhador da indústria, comunidade e conveniados com conforto, segurança e agilidade, o SESI-RR tem uma Unidade de Saúde localizado na sua sede, com clínica geral, odontologia e laboratório, fonoaudiologia e exame preventivo.

Para marcar a sua consulta basta dirigir-se à nossa Clínica (Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, nº 3710 Bairro Aeroporto), em horário comercial - ou obter mais informações pelos telefones 4009-1836/1827. 

 

Na Unidade localizada no Distrito Industrial o atendimento é aberto para as indústrias, seus trabalhadores e dependentes, e para a comunidade em geral. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 3621-6600.

O SESI tem uma forte atuação em Saúde e Segurança no Trabalho, desenvolvendo e implementando programas e realizando os procedimentos e consultas de acordo com as Normas Regulamentadoras específicas. Para as empresas Industriais existe o benefício da Linha de Fomento do Departamento Nacional do SESI, em que o valor da elaboração do PCMSO e do PPRA são bem competitivos e a empresa não paga pelas consultas, só pelos exames complementares.

 

As Empresas Industriais também tem a sua disposição, para atendimento in loco, as Unidades Móveis de Clínica Médica, Odontologia e Audiometria do SESI-RR, com fornecimento do serviço mediante contrato. A solicitação pode ser realizada junto ao setor de Relações com o Mercado - RELCOM, no telefone 4009-1848/1811.

​   Pacotes de Exames Laboratoriais

A unidade de saúde do Serviço Social da Indústria de Roraima – SESI/RR lançou seis pacotes promocionais para exames laboratoriais, com o objetivo de incentivar o hábito da realização do Check-up de rotina, bem como sensibilizar para a importância do acompanhamento da gestação e para o cuidado com a saúde ao iniciar a vida a dois.

Os exames oferecem um panorama do estado clínico do paciente e os pacotes disponíveis são: Grávida, Infantil, Homem, Mulher e, Pré-nupcial Masculino e Feminino. Após a coleta do material, com exceção do Infantil, que fica pronto no mesmo dia, a partir das 14h, a análise dos outros são realizadas com o apoio do Laboratório Hermes Pardini, em Minas Gerais e são entregues no prazo de 5 a 8 dias úteis.

Para realizar os exames basta se dirigir até a Unidade de Saúde do SESI Roraima, situada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, nº 3710 – Bairro: Aeroporto, das 6h40 às 10h, de segunda a sexta – feira. O atendimento será por ordem de chegada.

Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção

O exame toxicológico de larga janela de detecção é indolor e capaz de detectar o consumo de substâncias psicoativas (drogas) num período de 90 dias antes do exame, por meio da análise da queratina presente no cabelo e nos pelos das pernas, dos braços, peito, axilas e pubianos.

Não há uma recomendação específica para se realizar o exame toxicológico, pois este procedimento não requer nenhum tipo de preparo especial. Para a coleta da amostra é necessário que o fio tenha o comprimento de, no mínimo, 4 centímetros para que a análise detecte o consumo de substâncias psicoativas.

 

É muito importante salientar que o cabelo utilizado para a análise deve ser natural, ou seja, não é possível utilizar nenhum tipo de cabelo artificial, já os quimicamente tratados ou tingidos podem passar normalmente pelo processo de análise, pois o procedimento ocorre na parte interna do fio.

Saúde e Segurança no Trabalho - SST

PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - NR 7

 

Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação do PCMSO, por parte de todos os empregadores e instituições que admita um ou mais trabalhador como empregado. O programa é uma ferramenta de controle que analisa o histórico da saúde do trabalhador. O PCMSO é parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas da empresa no campo da saúde dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais Normas Regulamentadoras
 

​PPRA: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - NR 9

Esta norma regulamentadora estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados. Visando a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, por meio da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. Tendo em consideração a proteção do meio ambiente e os recursos naturais.

​PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção

É obrigatória a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos de obras da construção civil com vinte trabalhadores ou mais, contemplando os aspectos da NR-18 e outros dispositivos complementares de segurança. O PCMAT tem como objetivo garantir, por ações preventivas, a integridade física e a saúde do trabalhador. A partir de um levantamento, são tomadas providências para eliminar, minimizar e controlar estes riscos, através de medidas que podem ser de proteção coletiva ou individual.

​Laudos Técnicos

 ​LTCAT: Laudo Técnido das Condições Ambientais de Trabalho 

Atendendo às exigências do Decreto nº 3.048 de 06 de maio de 1.999 que regulamenta a Lei 8213/91. O LTCAT- LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO. Este laudo tem como objetivo emitir parecer técnico quanto à caracterização de aposentadoria especial, por meio de avaliações qualitativas e/ou quantitativas das condições ambientais ou métodos de trabalho que possam expor os trabalhadores aos agentes nocivos previstos no Anexo IV do Decreto 3.048.

  • ​Laudo de insalubridade: O Laudo de Insalubridade, tem poder jurídico assegurado nos artigos 189 a 192 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT – Título II – Capítulo V e nas Normas Regulamentadoras aprovadas pela Portaria nº 3.214 de 08/06/1978, especificamente a NR – 15. De acordo com a legislação vigente são consideradas atividades insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos. Este laudo assegura a percepção de adicional de acordo com sua respectiva classificação de grau máximo, médio e mínimo, conforme prevê artigo 192 da CLT.
  • Laudo de periculosidade: O Laudo de Periculosidade, tem poder jurídico assegurado nos artigos 193 a 197 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT – Título II – Capítulo V e nas Normas Regulamentadoras aprovadas pela Portaria n° 3.214 de 08/06/1978, especificamente a NR – 16. De acordo com a legislação vigente são consideradas atividades ou operações perigosas àquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho impliquem em risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador com: explosivos, inflamáveis (líquidos e gasosos liquefeitos), energia elétrica, atividades de segurança pessoal ou patrimonial que exponham os trabalhadores a roubos ou outras espécies de violência física e radiação ionizante. Este laudo assegura a percepção de adicional de acordo com sua respectiva classificação de grau máximo, médio e mínimo, conforme prevê artigo 193 da CLT.

Avaliações Quantitativas

  • Poeira;
  • Ruído;
  • Calor e
  • Iluminação.
Ações de Qualidade de Vida em SST
  • PCA - Programa Conservação Auditiva;

  •  PSV – Programa de Saúde Vocal;

  • Campanha de vacinação contra influenza (gripe);

  • Investigação de acidente de trabalho*;

  • Homologação de Atestado Médico*;

  • Consultas Ocupacionais*.

* Os itens marcados com * somente são realizados com empresas que possuem contratos de elaboração e execução de PPRA/PCMSO/PCMAT.

Curso de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - NR 5

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados. A CIPA será composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos. O treinamento dos membros da CIPA terá carga horária de vinte horas, distribuídas em no máximo oito horas diárias e será realizado durante o expediente normal da empresa.

Assessoramento de Saúde e Segurança do Trabalho 

 

Esse serviço tem como objetivo atingir metas de melhorias dispostas nos planos de ação das empresas e dos seus programas médicos ocupacionais, além de atender as demandas provenientes da empresa.

  • Assessoria de PCMSO; -Assessoria de PPRA;

  • Assessoria Técnica para emissão de respostas a demanda trabalhista;

  • Assessoria de Pericia em Saúde e Segurança do Trabalho e

  • Assessoria do Programa de Controle Auditivo.

1/3

Laboratório

No Laboratório de Análises Clínicas do SESI São realizados aproximadamente 600 tipos de exames em análises clínicas e especializados, inclusive o exame toxicológico. No mês de janeiro de 2018 recebeu o certificado do Programa Nacional de Controle de Qualidade – PNCQ referente à avaliação anual de 2017, no qual obteve desempenho “Excelente” nas determinações das amostras-controle do Ensaio de Proficiência.

 

É importante destacar que a instituição já recebeu os certificados Bronze, em 1999; Prata, em 2003 e Ouro, em 2013. 

 

Outro diferencial do laboratório do SESI-RR são os equipamentos totalmente automatizados, que eliminam a ocorrência do erro humano. Os exames são realizados de segunda a sexta-feira das 6h40 às 10h, por ordem de chegada. Os resultados mais especializados são encaminhados ao laboratório H Pardini, em Minas Gerais (Disponível para todos os públicos).

As análises são 100% automatizadas e com a garantia da certificação Ouro do Programa Nacional de Controle da qualidade.

Exames 

Para garantir melhor qualidade de serviço e otimizar o tempo, o Laboratório de Análises Clinicas do SESI, dá aos seus clientes a opção de acompanhar os resultados dos exames laboratoriais. É fácil e rápido.

RESULTADOS DE EXAMES

 

Acompanhe os resultados de exames realizados pelo Laboratório do SESI-RR.

ACESSE

Clínica Médica

Consultas em clínica geral:

Agendamento de segunda a sexta-feira pela manhã e à tarde, atendimento mediante disponibilidade de vagas, sendo exclusivas para trabalhadores da Indústria e seus dependentes. 

Na sede do SESI - (Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 3710 B. Aeroporto); das 6h40 às 12h30 e das 13h às 19h, por meio do telefone (95) 4009-1836/4009-1861.

Exame preventivo do câncer do colo do útero: por agendamento. Atendimento todas as terças e quintas - feiras das 8h15 as 11h30 e das 14h15 as 17h30.

 

Consultas em Medicina do Trabalho: por agendamento, de segunda a sexta-feira na sede do SESI (Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 3710 B. Aeroporto) ou na unidade do Distrito Industrial.​

Foto: Jackson Souza

Odontologia

Atendimentos em clínica geral e endodontia, com profissionais altamente qualificados, equipamentos de última geração e ambiente acolhedor.

Procedimentos: restaurações; extrações; clareamento e cirurgia dentária; raspagem de tártaro; tratamento de canal; aplicação de flúor; e profilaxia.

Atendimento por agendamento, de segunda a sexta-feira:

Na sede do SESI (Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 3710 B. Aeroporto); das 7h30 às 11h e das 13h30 às 18h30

Foto: Jackson Souza

1/2

Fonoaudiologia

  • Consulta (Avaliação fonoaudiológica);
  • Terapia (Sessão) fonoaudiológica;
  • Audiometria tonal concurso público;
  • Impedanciometria/ Imitanciometria com pesquisa de reflexos acústicos (clínica);
  • Audiometria + avaliação com laudo / orientação vocal;
  • Avaliação vocal com laudo + orientação saúde vocal;
  • Avaliação vocal;
  • Audiometria tonal;
  • Audiometria vocal e
  • Audiometria comportamental condicionada (clínica).

Foto: Jackson Souza

Ações Educativas e preventivas

  • Cursos e Palestras;

  • Campanhas Preventivas: Imunização (Vacinas), Diabetes, Pressão Arterial, DSTs, álcool e Outras drogas; 

  • Campanhas para Outubro Rosa e Novembro Azul.

Foto: Jackson Souza

Saiba mais sobre os serviços que oferecemos

 

 CONTATOS DO SISTEMA INDÚSTRIA RORAIMA

FIER branco.png
SESI branco.png
SENAI branco.png
IEL branco.png

Av. Benjamin Constant, 876 Centro

CEP 69 301 020
Boa Vista - Roraima
Email: gab.fierr@sesi.org.br
Site: www.fier.org.br
Tel: (95) 4009 5367
Fax.: (95) 3224 1557

Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 3710 Aeroporto - CEP 69 310 005
Boa Vista - Roraima
Email: falecom.rr@sesi.org.br
Site: www.sesirr.org.br
Tel: (95) 4009-1800
Fax.: (95) 4009-1808

Av. dos Imigrantes, 399 - Asa Branca

CEP 69 312 296
Boa Vista - Roraima
Email: senai@rr.senai.br
Site: www.rr.senai.br
Tel: (95) 2121 5050
Fax.: (95) 2121 5081

Av. Capitão Júlio Bezerra, 363

Centro - CEP 69 301 410
Boa Vista - Roraima
Email: sec@ielrr.org.br
Site: www.ielrr.org.br
Tel: (95) 3623-1253

© 2020 Sistema Indústria Roraima - SESI