Estudantes de Roraima são campeões em torneio de robótica no Amazonas

Equipe Macunaima- Campeã torneio regional
Equipe Macunaima- Campeã torneio regional

press to zoom
Macunaima e Estrela do Norte
Macunaima e Estrela do Norte

press to zoom
Equipe Macunaima- Campeã torneio regional
Equipe Macunaima- Campeã torneio regional

press to zoom
1/2

Duas equipes do Centro de Educação do Trabalhador - João de Mendonça Furtado, a Escola do SESI, conquistaram o 1 º lugar e 4º lugar no torneio regional de Robótica disputado em Manaus no Amazonas. A competição aconteceu nos dias 4 e 5 de novembro no SESI Clube do Trabalhador com 18 equipes do Amazonas, Roraima e Rondônia. A equipe Macunaima foi consagrada a campeã do torneio e a Estrela do Norte ficou com o 4º lugar na competição. Além disso, Macunaima levou o prêmio na categoria Desempenho do Robô na arena, com esses resultados foram classificadas as duas equipes automaticamente para o torneio nacional.

 

Conforme um dos técnicos das equipes Macunaima e Estrela do Norte, a professora de Educação Tecnológica, Eulina de Freitas, o resultado é marcante. “Nossos alunos estão há bastante tempo lutando para conquistar essa classificação. Estamos muito felizes e agradecemos ao Departamento Nacional, ao SESI de Roraima e, principalmente, à família de todos pelo apoio”, afirma. O professor de robótica, Dennis Padilha ressalta a dedicação das equipes para a conquista do resultado e agradece aos pais que apoiam o projeto. “O empenho dos alunos que são os autores foi essencial. Essa conquista reafirma que por meio de uma educação com qualidade e responsabilidade podemos chegar em qualquer lugar que desejamos”, analisa Dennis que recebeu a premiação quando completa 10 anos de trabalho no SESI.

 

O estudante Eudine Trindade, de 15 anos, da equipe Estrela do Norte era um dos mais emocionados durante a cerimônia de entrega dos troféus. Sentado em uma cadeira de rodas, pois havia torcido o joelho durante comemoração no primeiro dia de Competição na mesa dos robôs, comentou sobre a conquista. “Esse resultado lembrou como é importante estar com minha equipe e participar da robótica. É uma motivação para acreditar sempre que cada um de nós é capaz de fazer o que quiser”, destacou.

 

O Torneio de Robótica FIRST LEGO League desafia estudantes de 9 a 16 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Liderados por dois técnicos, as equipes constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm que são programados para cumprir uma série de missões, buscam solucionar um problema na sociedade com o desenvolvimento de um projeto inovador e desenvolvem habilidades necessárias para realizar o trabalho em equipe.

 

O torneio de Manaus foi o primeiro regional do Brasil no calendário da nova temporada 2022-2023 que classificou as equipes para o Festival SESI Nacional de Robótica que será realizado entre os dias 16 a 18 de março de 2023, no Estádio Mané Garrincha em Brasília. A nova temporada se chama FIRST Energize com a temática que envolve os desafios globais relacionados ao Objetivo 7 de Desenvolvimento Sustentável das Organização das Nações Unidas (ONU) que trata das energias renováveis, limpas e acessíveis.

ASCOM SISTEMA INDÚSTRIA

4009-1874

98126-0008