• Saúde e Segurança no Trabalho

Fotos - Jackson Souza 

Para atender o trabalhador da indústria, comunidade e conveniados com conforto, segurança e agilidade, o SESI-RR tem uma Unidade de Saúde localizado na sua sede, com clínica geral, odontologia e laboratório, fonoaudiologia e exame preventivo.

Para marcar a sua consulta basta dirigir-se à nossa Clínica (Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, nº 3710 Bairro Aeroporto), em horário comercial - ou obter mais informações pelos telefones 4009-1836/1827. 

 

Na Unidade localizada no Distrito Industrial o atendimento é aberto para as indústrias, seus trabalhadores e dependentes, e para a comunidade em geral. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 3621-6600.

O SESI tem uma forte atuação em Saúde e Segurança no Trabalho, desenvolvendo e implementando programas e realizando os procedimentos e consultas de acordo com as Normas Regulamentadoras específicas. Para as empresas Industriais existe o benefício da Linha de Fomento do Departamento Nacional do SESI, em que o valor da elaboração do PCMSO e da Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos (Antigo PPRA) são bem competitivos e a empresa não paga pelas consultas, só pelos exames complementares.

 

As Empresas Industriais também tem a sua disposição, para atendimento in loco, as Unidades Móveis de Clínica Médica, Odontologia e Audiometria do SESI-RR, com fornecimento do serviço mediante contrato. A solicitação pode ser realizada junto ao setor de Relações com o Mercado - RELCOM, no telefone 4009-1811.

​   Pacotes de Exames Laboratoriais

A unidade de saúde do Serviço Social da Indústria de Roraima – SESI/RR lançou seis pacotes promocionais para exames laboratoriais, com o objetivo de incentivar o hábito da realização do Check-up de rotina, bem como sensibilizar para a importância do acompanhamento da gestação e para o cuidado com a saúde ao iniciar a vida a dois.

Os exames oferecem um panorama do estado clínico do paciente e os pacotes disponíveis são: Grávida, Infantil, Homem, Mulher e, Pré-nupcial Masculino e Feminino. Após a coleta do material, com exceção do Infantil, que fica pronto no mesmo dia, a partir das 14h, a análise dos outros são realizadas com o apoio do Laboratório Hermes Pardini, em Minas Gerais e são entregues no prazo de 5 a 8 dias úteis.

Para realizar os exames basta se dirigir até a Unidade de Saúde do SESI Roraima, situada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, nº 3710 – Bairro: Aeroporto, das 6h40 às 10h, de segunda a sexta – feira. O atendimento será por ordem de chegada.

Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção

​​O exame toxicológico de larga janela de detecção é indolor e capaz de detectar o consumo de substâncias psicoativas (drogas) num período de 90 dias antes do exame, por meio da análise da queratina presente no cabelo e nos pelos das pernas, dos braços, peito, axilas e pubianos.

Não há uma recomendação específica para se realizar o exame toxicológico, pois este procedimento não requer nenhum tipo de preparo especial. Para a coleta da amostra é necessário que o fio tenha o comprimento de, no mínimo, 4 centímetros para que a análise detecte o consumo de substâncias psicoativas.

 

É muito importante salientar que o cabelo utilizado para a análise deve ser natural, ou seja, não é possível utilizar nenhum tipo de cabelo artificial, já os quimicamente tratados ou tingidos podem passar normalmente pelo processo de análise, pois o procedimento ocorre na parte interna do fio.

Saúde e Segurança no Trabalho - SST