colleagues-with-safety-equipment-touchin

Abril Verde

Movimento em prol da conscientização sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. O SESI/RR apoia essa causa.

O Abril Verde é um movimento em prol da conscientização de toda a sociedade sobre a importância da saúde e segurança no trabalho e tem o intuito de contribuir para diminuição dos acidentes de trabalho e das doenças relacionadas ao trabalho.

O mês de abril foi o escolhido para ser o centro de ações voltadas à saúde e segurança no trabalho, porque no dia 28 do mesmo mês é celebrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, assim como, no dia 06 acontece o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida e, no dia 07 é comemorado o Dia Mundial da Saúde.

Um mês com uma concentração de datas voltadas para a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde total do indivíduo, temas que incentivam a buscar formas de se estar bem física e mentalmente para que seja possível viver mais leve, realizado e satisfeito, bem como se tornar mais produtivo.

No âmbito pessoal, as soluções podem ser iniciar o hábito de uma boa alimentação, praticar exercícios físicos, procurar médicos para curar ou tratar enfermidades, passar um tempo de qualidade em família, encontrar com amigos, ter um hobby, enfim se analisar, se reconectar, ver o que está precisando de atenção e focar nisso, se for tudo que está sendo citado acima, não tem problema, é preciso apenas que as pessoas se mobilizem em direção da solução, dando um passo de cada vez.

Profissionalmente é importante estar atento ao que as normas regulamentam a respeito de cada função desempenhada dentro de uma empresa, existem orientações diversas que vão desde o ambiente de trabalho aos equipamentos de proteção individual (EPI’s) e que devem ser observadas e obedecidas, tanto por parte dos gestores da empresa, quanto por cada funcionário. Essas orientações e critérios são as Normas Regulamentadoras (NR’s), que totalizam 37 e estão passando por um processo de atualização de seus textos.

Algumas das normas que já foram atualizadas são: NR 01, NR 07, NR 09 e NR 18. Abaixo é possível ter acesso a um resumo dos principais pontos alterados em cada uma.

Já a cor foi escolhida com base na cor da maioria dos cursos relacionados à saúde, o Verde.

Esse ano, assim como em 2020, mais uma orientação de cuidados entrou no radar do Abril Verde e não pode ser esquecido, nem por um minuto, os protocolos individuais e coletivos a cerca da prevenção contra a proliferação do novo Coronavírus.  A pandemia não acabou, por isso é preciso continuar com as medidas preventivas no ambiente de trabalho.

Veja abaixo uma série de vídeos produzidos pelo SESI Nacional em 2020, com orientações de cuidados e prevenção contra a Covid-19. 

 

Conheça mais sobre o movimento Abril Verde - Todos juntos pela Saúde e Segurança no Trabalho, como surgiu, ações relacionadas e até como fazer parte dessa corrente. 

VEJA O QUE MUDOU NAS NR's

Um ponto em comum para todas as NR's e importante de ser destacado é a prorrogação do prazo para os novos textos entrarem em vigor, que mudou de março de 2021, para 1º de agosto de 2021, por conta da pandemia pela qual o mundo está passando.

É importante os empresários estarem atentos para se adequar às novas orientações estabelecidas e evitarem transtornos futuros envolvendo seus trabalhadores e/ou os órgãos fiscalizadores.

NR 01 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais

O que mudou na última atualização do texto é que agora foi incluído um novo tópico: o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), que além dos riscos previstos antes, acrescentou os riscos mecânicos, de acidentes e ergonômicos.

O PGR poderá ser implementado por unidade operacional, por setor ou por atividade e deverá incluir a definição dos critérios e os requisitos para o gerenciamento de riscos ocupacionais e as respectivas medidas de prevenção.

A ideia é fazer com que as empresas façam a gestão dos riscos, com o intuito de minimizar ou acabar com todos os riscos ocupacionais encontrados e mapeados em seus PGR’s.

As empresas que tenham um sistema de gestão implementado nos moldes da ISO 45001 poderão incorporar no seu SGSSO (Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional) as exigências previstas para o PGR e essas empresas poderão realizar a avaliação de riscos com um intervalo de até três anos.

Mais alguns pontos a serem destacados são:

 

O SESI/RR possui um Núcleo de Saúde e Segurança no Trabalho, composto por uma equipe especializada e preparada para prestar consultoria e implementar os programas legais de acordo com a necessidade de cada empresa. Entre em contato para saber mais, (95) 4009-1811 ou clique aqui e fale conosco pelo whats.

Deseja ler mais sobre o assunto? Clique aqui e consulte o documento com quadro comparativo elaborado pela CNI a respeito das mudanças ocorridas na NR 01. É importante ratificar que a data em que as mudanças devem entrar em vigor foi alterada para 1º de agosto de 2021, devido ao cenário de pandemia pelo qual o mundo está passando. Os documentos foram elaborados antes da alteração, por isso podem constar outras datas.

NR 07 – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO

 

A norma se tornou mais ampla e estruturada, trazendo diretrizes mais claras para implementação do programa de saúde ocupacional, que deve ser elaborado considerando os riscos identificados e classificados pelo PGR (NR 01).

O que mudou?

*Um ponto importante é que as MEI, ME e EPP enquadradas no risco 1 e 2 e que seus colaboradores não sejam expostos a riscos químicos, físicos, biológicos e ergonômicos estão desobrigadas de elaborar PCMSO, porém precisam realizar e custear para seus empregados, os exames médicos ocupacionais admissionais, demissionais e periódicos (a cada dois anos). Caso existam riscos, a obrigatoriedade dos Programas continua.

O que continua?

  • Exames médicos obrigatórios (Atestado de Saúde Ocupacional - ASO): Admissional, periódico, de retorno ao trabalho, de mudança de função e o demissional;

  • O Relatório Anual, porém, com nova nomenclatura: Relatório Analítico Sobre o Desenvolvimento do Programa e

  • As informações que devem constar no ASO dos trabalhadores.

O SESI/RR possui um Núcleo de Saúde e Segurança no Trabalho, composto por uma equipe especializada e preparada para prestar consultoria e implementar os programas legais de acordo com a necessidade de cada empresa. Entre em contato para saber mais, (95) 4009-1811 ou clique aqui e fale conosco pelo whats.

Deseja ler mais sobre o assunto? Clique aqui e consulte o documento com quadro comparativo elaborado pela CNI a respeito das mudanças ocorridas na NR 07. É importante ratificar que a data em que as mudanças devem entrar em vigor foi alterada para 1º de agosto de 2021, devido ao cenário de pandemia pelo qual o mundo está passando. Os documentos foram elaborados antes da alteração, por isso podem constar outras datas.

NR 09 – Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos (Antigo PPRA)

 

Então o primeiro grande ponto de atenção na NR 09 é a mudança em sua denominação, até então, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA e que agora passa a ser: Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos.

Vamos às mudanças:

*A NR 09 deverá apresentar em seus anexos, as diretrizes para as avaliações das exposições ocupacionais, porém foi publicada sem as informações. Enquanto isso as empresas deverão adotar os critérios e limites de tolerância constantes na NR-15 e, na sua ausência, devem ser utilizados como referência aqueles previstos pela Conferência Americana de Higienistas Industriais Governamentais (ACGIH).

O SESI/RR possui um Núcleo de Saúde e Segurança no Trabalho, composto por uma equipe especializada e preparada para prestar consultoria e implementar os programas legais de acordo com a necessidade de cada empresa. Entre em contato para saber mais, (95) 4009-1811 ou clique aqui e fale conosco pelo whats.

Deseja ler mais sobre o assunto? Clique aqui e consulte o documento com quadro comparativo elaborado pela CNI a respeito das mudanças ocorridas na NR 09. É importante ratificar que a data em que as mudanças devem entrar em vigor foi alterada para 1º de agosto de 2021, devido ao cenário de pandemia pelo qual o mundo está passando. Os documentos foram elaborados antes da alteração, por isso podem constar outras datas.

NR 18 – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil (PCMAT)

 

O Programa é voltado para a Indústria da Construção Civil e teve seu texto reduzido em 40%, está mais objetivo e deixa de ser uma norma de aplicação para entrar em um contexto de gestão.

 

Principais mudanças ocorridas:

O SESI/RR possui um Núcleo de Saúde e Segurança no Trabalho, composto por uma equipe especializada e preparada para prestar consultoria e implementar os programas legais de acordo com a necessidade de cada empresa. Entre em contato para saber mais, (95) 4009-1811 ou clique aqui e fale conosco pelo whats.

Deseja ler mais sobre o assunto? Clique aqui e consulte o documento com quadro comparativo elaborado pela CNI a respeito das mudanças ocorridas na NR 18. É importante ratificar que a data em que as mudanças devem entrar em vigor foi alterada para 1º de agosto de 2021, devido ao cenário de pandemia pelo qual o mundo está passando. Os documentos foram elaborados antes da alteração, por isso podem constar outras datas.

CONHEÇA O TIME DE ESPECIALISTAS EM SST DO SESI/RR

 

Nome: Ana Lúcia Dias Grimouth

Função: Médica do Trabalho 

Formação: Médica com especialidade em Medicina do Trabalho e pós graduada em Ergonomia

Registro Profissional: CRM/RR 1157 RQE - 532

1/2

Nome: Leilane Oliveira de Souza

Função: Técnica em Saúde e Segurança no Trabalho 

Formação: Técnica em Segurança do Trabalho

Registro Profissional: SRT 0000526/RR

1/2

Nome: Lucas de Jesus Batista 

Função: Técnico em Saúde e Segurança do Trabalho  

Formação: Técnico em Segurança do Trabalho 

Registro Profissional: SRT/MTE 0000648/RR

1/2

Nome: Evangelina Ana da Silva Santos 

Função: Ergonomista

Formação: Graduação em Educação Física com Pós-Graduação em Ergonomia

Registro Profissional: CREF 001033 - G/RR

1/2

Nome: Katiussya de Almeida Koga Bonfim

Função: Fonoaudióloga  

Formação: Graduação em Fonoaudiologia, pós graduada em Fonoaudiologia hospitalar com enfoque em Disfagia e pós graduanda em Audiologia 

Registro Profissional: CRFª 9-11332-5

1/2

Nome:   Joicineide Vieira da Silva

Função:  Enfermeira do Trabalho

Formação: Enfermeira

Registro Profissional: COREN 403.025 RR

1/2

Nome:  José Leoncio Batista

Função:  Enfermeiro 

Formação: Enfermeiro com especialidade em Enfermagem do Trabalho

Registro Profissional: COREN RR 432623 ENF

1/2

Nome:  Maria Aparecida de Santana

Função:  Técnica de Enfermagem

Formação: Técnico em Enfermagem 

Registro Profissional: COREN RR 1202221

1/2

Nome:  Ingrid Skarlety Rosas Sousa

Função:  Engenheira de Segurança do Trabalho

Formação: Arquitetura e Urbanismo, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho

Registro Profissional: CAU A59849-6

1/2

ENTRE EM CONTATO COM O SESI/RR

 
whats 2.png

(95) 98126-0044

TEL.png

(95) 4009-1811

Av. Brigadeiro Eduardo Gomes,

nº 3710 - Aeroporto

CONHEÇA OS SERVIÇOS DE SST QUE O SESI/RR OFERTA

Curso de CIPA
Fonoaudiologia
Laboratório de análises clínicas
Exame Toxicológico
DSC_0108

O SESI tem uma forte atuação em Saúde e Segurança no Trabalho, desenvolvendo e implementando programas, e realizando os procedimentos e consultas de acordo com as Normas Regulamentadoras específicas. Para as empresas Industriais o valor da elaboração do PCMSO e da Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos (Antigo PPRA) são bem competitivos e a empresa não paga pelas consultas, só pelos exames complementares. Clique aqui e conheça mais nossos serviços em SST.

SESI em Movimento
Cozinha Brasil
Odontologia
Audiometria
Clínica Médica

As Empresas Industriais também têm a sua disposição, para atendimento in loco, as Unidades Móveis de Clínica Médica, Odontologia e Audiometria do SESI-RR, com fornecimento do serviço mediante contrato. A solicitação pode ser realizada junto ao setor de Relações com o Mercado - RELCOM, pelo telefone (95) 4009-1811 ou clique aqui e fale conosco pelo whats.

Fale conosco

FAÇA-NOS UMA VISITA

Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, nº 3710 - Aeroporto

Segunda a Sexta

Das 8h às 12h e das 14h às 18h

Mande sua mensagem

FIER branco.png
SESI branco.png
SENAI branco.png
IEL branco.png

Av. Benjamin Constant, 876 Centro

CEP 69 301 020
Boa Vista - Roraima
Email: gab.fierr@sesi.org.br
Site: www.fier.org.br
Tel: (95) 4009 5367
Fax.: (95) 3224 1557

Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 3710 Aeroporto - CEP 69 310 005
Boa Vista - Roraima
Email: falecom.rr@sesi.org.br
Site: www.sesirr.org.br
Tel: (95) 4009-1800
Fax.: (95) 4009-1808

Av. dos Imigrantes, 399 - Asa Branca

CEP 69 312 296
Boa Vista - Roraima
Email: senai@rr.senai.br
Site: www.rr.senai.br
Tel: (95) 2121 5050
Fax.: (95) 2121 5081

Av. Capitão Júlio Bezerra, 363

Centro - CEP 69 301 410
Boa Vista - Roraima
Email: sec@ielrr.org.br
Site: www.ielrr.org.br
Tel: (95) 3212-3884

© 2020 Sistema Indústria Roraima - SESI