Ação Global 2018

Boa Vista/RR, 26 de Maio de 2018

A 25ª Ação Global realizada pelo SESI em parceria com a Rede Globo, alcançou um dos maiores números de atendimentos entre as edições anteriores. Com tema “Educando para transformar”, o evento realizado durante todo o dia deste sábado (26), em Boa Vista e nas instalações da instituição foi um sucesso. De acordo com a estatística e organização do evento, a Ação Global 2018 consolidou 13.769 mil atendimentos para 6.885 mil pessoas, sendo 620 serviços de cidadania; 2452 serviços de qualidade de vida; 1.732 serviços de educação; 7.723 serviços de saúde e 1.242 em outros serviços.

 

Durante toda a manhã do evento foram oferecidos mais de 40 serviços como consultas em diferentes especialidades médicas, exames e procedimentos, atendimento odontológico; serviços de cidadania, educação e orientações, lazer, bem-estar, entre outros.

 

O grande foco deste ano foi Educação, com o tema “Educar para transformar”, a Ação Global teve desafio de trazer para população, mais que os serviços de atendimentos imediatos (saúde, bem-estar, cidadania e lazer), que são essenciais, mas, sobretudo, plantar a semente da educação e contribuir para a formação de cidadãos conscientes do seu papel no mundo.

 

O senhor Rublex Silva dos Santos de 41 anos, procurou a Ação Global com objetivo de se informar sobre a Educação Continuada pois sente a necessidade de concluir o ensino médio e fazer uma faculdade futuramente. “Eu estudei até a 4ª série, e tenho interesse de voltar a estudar e concluir os estudos, porque meus filhos me incentivam muito, eles falam que eu tenho que voltar a estudar, pois será muito bom tanto para mim quanto para minha família. As portas irão se abrir sem contar que irei adquirir mais conhecimento”, afirmou Rublex.

A aposentada Jacinta Rodrigues da Silva, que veio de Jacamin no município de Bonfim, recebeu serviço de cardiologia, disse ter gostado do atendimento, e ainda acrescentou que teria sido ainda melhor se tivesse levado o marido para passar pela consulta médica.

Uma das novidades da Ação neste ano foi a oportunidade de a população garantir o recebimento dos remédios após o atendimento médico. Para isso a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) montou e abasteceu uma farmácia “popular” o que possibilitou ter um atendimento completo.

A dona Rosilene Matos, por exemplo, fez um atendimento em pediatria e garantiu o remédio certo para seus três filhos. “Eu trouxe meus três filhos com a esperança de conseguir o atendimento. Sair daqui com os remédios em mãos, foi uma surpresa. Gostei muito dessa novidade, pois muitas vezes temos dificuldade em conseguir a medicação nas farmácias públicas”, declarou.

Neste ano a Ação Global contou com alguns serviços diferenciados para a população de Boa Vista com serviços de Casamento Civil e Registro de União Estável pelos parceiros Cartório Loureiro e Tribunal de Justiça por meio do serviço da Justiça Itinerante, respectivamente. O casamento coletivo aconteceu no encerramento do evento com uma cerimônia ecumênica realizada por um Juiz, Padre e Pastor.

O casal Alcionira Mota e Alailson, já moram juntos há 10 anos e usaram o serviço da justiça itinerante para fazer a tão sonhada união estável. “ Eu fiquei sabendo da ação global e já me interessei pois imaginei que o serviço seria mais rápido que no cartório, achei maravilhoso esse serviço pois facilita bastante a vida da pessoa que tem algo jurídico para resolver, e estou muito feliz e realizada” finalizou Alcionira.

O conselheiro do SESI e primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima – FIER, Luiz Brito, parabenizou as equipes do SESI e da Rede Globo. “Hoje visitei o maior mutirão de cidadania realizado no Brasil, conhecido como Ação Global. Este evento é uma realização do SESI em parceria com a Rede Globo e conta como voluntariado de milhares de parceiros. Em Boa Vista o evento aconteceu nas instalações do nosso SESI, onde pude constatar, mais uma vez, o excelente nível de organização, qualidade na prestação de serviços, cuidado e atenção para com cada cidadão que buscava uma orientação ou um serviço. Como conselheiro do SESI e primeiro vice-presidente da FIER, estando no exercício da função em nome do Presidente Rivaldo Neves, PARABENIZO as equipes do SESI e da REDE GLOBO, pelo brilhante trabalho realizado, que teve como foco - Educar para Transformar!”, declarou.

Para a superintendente do SESI-RR, Almecir de Freitas Câmara, “o programa Ação Global 2018 trouxe para o boa-vistense uma gama de serviços de cidadania, saúde, lazer, todos norteados pelo tema Educação para Transformar. Muitos cidadãos saíram com um largo sorriso no rosto por terem conseguido receber o serviço que procuravam, no entanto, percebemos que, apesar do grande esforço empreendido, a área de saúde é a que representa a maior carência e demanda. Sabemos que várias pessoas não conseguiram atendimento, principalmente na especialidade oftalmologia, embora tivéssemos 03 profissionais atendendo. O resultado foi positivo em todos sentidos: parcerias de grande valor, voluntários especiais e comprometidos, equipe Sesiana nota 1000, e superação das metas”, afirmou.

 

SERVIÇOS – a 25ª edição realizou mais de 30 serviços, entre ele: Cardiologia, Oftalmologia, Pediatria, Ginecologia, Urologia, Preventivo, Clínico Geral, Endocrinologia, Odontologia, Exame das mamas, Ultrassom, Mamografia, Fonoaudiologia, Farmácia, Depilação, Aferição de pressão e glicemia, Teste Rápido (HIV, Sífilis e Hepatite B e C), Cartão do SUS,  Avaliação e Orientação Nutricional, Massagem, Corte de cabelo, Limpeza de pele, Saúde dos pés, Emissão de carteira estudantil, Cadastro para estágio, Emissão de CPF e Carteira de Identidade, Emissão de Carteira de Trabalho, Parcelamento de conta de água e luz, Alistamento Militar, atividades recreativas e culturais com o SESI em Movimento, tenda literária, palhaços, jogos pedagógicos, oficinas de desenhos, além de degustações, entrega de mudas de plantas e palestras educativas.

PARCEIROS - Ao todo, a Ação Global contou com mais de 250 voluntários e 38 parceiros: Correios, Superintendência Regional do Trabalho, Instituto de Identificação Odílio Cruz, Sebrae, Sesc, Senac, FAER, I9 Life, Ronny Molina, Associação dos Moradores do Bairro do Asa Branca, Defensoria Pública, SENAR,  CETERR,  CAER,  Eletrobras, SESAU, SENAI, IEL, FIER, DETRAN, INSS, FEMARH, SECULT, SUPERA, Exército Brasileiro, Prefeitura de Boa Vista, Escolinha Vovó Adelaide, Pirilampos, Liga Roraimense de Combate ao Câncer, Instituto Paulo Gontijo, Bombeiro Civil, Jeferson Acioli, Supermercado Goiana, Tribunal de Justiça, Cartório de Boa Vista, Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas, Seja Digital, Faculdade UNAMA e Secretaria Municipal de Saúde.

 

OS CONTATOS DO SISTEMA INDÚSTRIA RORAIMA

Av. Benjamin Constant, 876 Centro

CEP 69 301 020
Boa Vista - Roraima
Email: gab.fierr@sesi.org.br
Site: www.fier.org.br
Tel: (95) 4009 5367
Fax.: (95) 3224 1557

Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 3710 Aeroporto - CEP 69 310 005
Boa Vista - Roraima
Email: falecom.rr@sesi.org.br
Site: www.sesirr.org.br
Tel: (95) 4009-1800
Fax.: (95) 4009-1808

Av. dos Imigrantes, 399 - Asa Branca

CEP 69 312 296
Boa Vista - Roraima
Email: senai@rr.senai.br
Site: www.rr.senai.br
Tel: (95) 2121 5050
Fax.: (95) 2121 5081

Av. Capitão Júlio Bezerra, 363

Centro - CEP 69 301 410
Boa Vista - Roraima
Email: sec@ielrr.org.br
Site: www.ielrr.org.br
Tel: (95) 3623-1253

© 2013 Sistema Indústria Roraima - SESI