Ação Global 2014

Caracaraí/RR, 26 de Abril de 2014

Ação Global 2015

Alto Alegre/RR, 30 de Maio de 2015

 Ação Global ultrapassa meta de atendimentos em 2015

 

O evento reuniu 2.956 pessoas e consolidou 8.868 mil atendimentos na 22ª edição do evento no município de Alto Alegre

 

    Com o tema “Qualidade de Vida”, a ação Global realizada pelo SESI e Rede Globo, no sábado dia 30 de maio, no município de Alto Alegre, foi um sucesso! A cidade que tem aproximadamente 16 mil habitantes, (IBGE/2014), teve um número significativo de moradores beneficiados com os serviços de saúde, educação, cidadania, voluntariado e recreação. Foram atendidas 2.956 pessoas que usufruíram de 8.868 atendimentos.

 

  Durante todo o dia a população teve acesso a voltadas ao tema com consultas em clínica médica, oftalmologia, cardiologia (com eletrocardiograma), urologia, ginecologia (com ultrassom), exame clínico das mamas, preventivo do câncer de colo de útero, prevenção ao câncer de próstata, atendimento odontológico, aplicação de flúor, vacinas, orientações nutricionais, degustações do programa SESI Cozinha Brasil, massagem anti-stress, atividades recreativas e culturais.  Nas ações de cidadania, o corte de cabelo, emissão de carteira de estudante, CPF, carteira de identidade, carteira de trabalho, orientações jurídicas, estavam entre os serviços mais procurados.

 

   O evento recebeu pessoas de localizadas próximas ao município, como a vila do Taiano, Paredão, Samaúma, Maloca da Barata entre outros.   Diferentes personagens com suas histórias marcaram o dia do mutirão de cidadania.

 

   A estudante Daniele Silva Lima, 32 anos, moradora do Paredão, que fica aproximadamente 50 km de Alto Alegre, aproveitou a oportunidade e levou seus dois filhos, Mônica Silva Mota, 7 anos, que tem problemas de memória recente e, Mateus Silva Mota, 6 anos, que faz tratamento de um tumor para fazerem consultas de olftomologia e neurologia e novos exames.

 

“Fiquei muito feliz quando soube que seria realizada essa Ação. Sempre esperamos um dia em ser contemplados com os serviços. É uma oportunidade que nós e outras pessoas que moram muito mais longe precisamos para ser consultados. Temos dificuldade para viajar para a

cidade em busca de tratamento e consultas, e quando temos isso aqui no interior, a gente tem que aproveitar”, afirmou Daniele.

 

  Os irmãos indígenas Nelson Willians, 34, e Junior Willians, 27, aproveitaram também o evento para tirar pela primeira vez a Carteira de Identidade, eles nasceram na Maloca da Barata, localizada a 92.4 km de Alto Alegre. Desde então nunca haviam conseguido tirar o documento.

De acordo com Nelson e Junior, devido às poucas condições e a vida na comunidade onde as características e os costumes indígenas são comuns, não tiveram tanta preocupação para solicitar o documento. “A gente sempre trabalhou na maloca, e não tem tempo para viajar para a cidade, mas a gente sabe que é importante ter o RG, por isso viemos aqui na Ação Global aproveitar para tirar”, afirmou Nelson.

 

   O Conselho Temático de Responsabilidade Social e Relações Trabalhistas da FIER visitou a Ação Global 2015. A visita iniciou no Centro de Saúde Ana Pereira, onde puderam acompanhar os serviços de saúde preventiva, clínicas médicas e odontologia, depois foram para a Praça Gonçalves Dias, na qual estavam acontecendo as atividades culturais, recreativas, esportivas e a degustação do Cozinha Brasil.

Perto dali, o próximo ponto foi a Escola Estadual Sadoc Pereira, lugar onde estavam concentrados a maioria dos atendimentos com especialidades médicas, serviços de cidadania, beleza, palestras e oficinas. A visita encerrou no Centro de Saúde João Mariano Costa, onde estavam sendo realizados atendimentos odontológicos e vacinas.

 

   A presidente do CTRSRT, Izabel Itikawa, avaliou que um evento com o porte da Ação Global é de suma importância para a sociedade. “É a primeira vez que participo de perto e me emocionei com a alegria das pessoas em estar sendo ajudadas de forma carinhosa por todos os voluntários. Vejo que é um trabalho em conjunto e que contagia todo mundo, porque você percebe todos felizes e de coração aberto para ajudar o próximo”, afirmou.

 

  O coordenador da Ação Global, Aníbal Valentino avaliou o evento positivamente, segundo o coordenador a expectativa em relação aos atendimentos foi alcançada. “Temos certeza que conseguimos alcançar o nosso objetivo de levar mais qualidade de vida para os moradores de Alto Alegre. Pudemos perceber nas pessoas a satisfação após a cada atendimento e a alegria das crianças com as atividades de lazer. O empenho dos voluntários e apoio dos parceiros foi fundamental para o sucesso da 22ª edição”, declarou.

 

   A superintendente do SESI, Almecir Câmara, destacou o diferencial deste mutirão de cidadania. “A Ação Global se constitui num momento de doação do que melhor podemos e sabemos fazer em prol de quem precisa. Não doamos dinheiro e nem bens, mas sim, o nosso conhecimento e a possibilidade de resolver os problemas das pessoas, de promover o seu bem estar, contribuir para a melhoria da sua saúde e abrir oportunidades para que possam viver com mais qualidade de vida. É isso que nos motiva a trabalhar voluntariamente nesta realização”, afirmou.

 

   Este ano a Ação Global contou com 250 voluntários e teve o apoio 29 instituições parceiras: Defensoria Pública do Estado, Base Aérea de Boa Vista, Instituto de Identificação de Roraima, Superintendência Regional do Trabalho, Liga Roraimense de Combate ao Câncer, Previdência Social, Correios, Associação dos Moradores do Bairro Asa Branca, Prefeitura Municipal de Alto Alegre, 2º Pelotão da PM de Alto Alegre, Hospital Epitácio de Andrade Lucena, Cetran de Alto Alegre, Fórum Ottomar de Souza Pinto – Comarca de Alto Alegre, Escola Estadual Desembargador Sadoc Pereira, Centro de Saúde Ana Pereira, Centro de Saúde João Mariano Costa, Escolinha Vovó Adelaide, ODM Brasil, UP Essência, FIER, SENAC, SANAR, SAMU, SESAU, IEL, CAER, ASSOER,  CERR, INFORR.

 

   Após o final da Ação, foram registrados os seguintes resultados:

 

Total de pessoas atendidas: 2.956

Total de atendimentos: 8.868

Atendimentos na área de Saúde: 1.629

Atendimentos na área de Cidadania: 1.900

Atendimentos na área de Esporte, Lazer e Cultura: 3.275

Atendimento em serviços educacionais: 962

Orientações nutricionais: 423

Outros serviços: 679

OS CONTATOS DO SISTEMA INDÚSTRIA RORAIMA

Av. Benjamin Constant, 876 Centro

CEP 69 301 020
Boa Vista - Roraima
Email: gab.fierr@sesi.org.br
Site: www.fier.org.br
Tel: (95) 4009 5367
Fax.: (95) 3224 1557

Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 3710 Aeroporto - CEP 69 310 005
Boa Vista - Roraima
Email: falecom.rr@sesi.org.br
Site: www.sesirr.org.br
Tel: (95) 4009-1800
Fax.: (95) 4009-1808

Av. dos Imigrantes, 399 - Asa Branca

CEP 69 312 296
Boa Vista - Roraima
Email: senai@rr.senai.br
Site: www.rr.senai.br
Tel: (95) 2121 5050
Fax.: (95) 2121 5081

Av. Capitão Júlio Bezerra, 363

Centro - CEP 69 301 410
Boa Vista - Roraima
Email: sec@ielrr.org.br
Site: www.ielrr.org.br
Tel: (95) 3623-1253

© 2013 Sistema Indústria Roraima - SESI