Projeto Arte Jovem+ completa 25 anos de criação
Projeto conta com aulas de instrumentos musicais populares, coral, música e movimento, atividades criativas e recreativas.
Foto: Jader Souza
No dia 1º de outubro completa 25 anos que o Serviço Social da Indústria – SESI/RR criou o projeto Arte Jovem+. São quase três décadas de serviços prestados, contribuindo para a formação de milhares de crianças e adolescentes por meio do ensino da musicalização.
O Arte Jovem+ foi criado no dia 1º de outubro de 1998 visando facilitar o acesso de crianças de 5 a 12 anos a vivenciarem atividades artísticas, recreativas e cultural, que favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, senso rítmico, e ajuda na socialização da criança.
O projeto oferece aulas de canto por meio do coral e aulas de instrumentos musicais como violão, ukulele, teclado e bateria. Além disso, o Projeto conta com as Atividades Recreativas, que estimulam a coordenação motora e o desenvolvimento social da criança por meios de jogos e brincadeiras de competição e cooperação. O aluno também desenvolve sua criatividade por meio das cores e pinturas praticadas nas Atividades Criativas. E, por fim, na sua grade de musicalização, ele desfruta de um desenvolvimento rítmico constante individual e em grupo com as atividades de Música e Movimento utilizando de instrumentos alternativos como baldes, latas e materiais recicláveis para a produção de sons e música.
Nesses 25 anos de existência, o Projeto buscou fomentar o desenvolvimento dos dependentes de trabalhadores da indústria e da sociedade em geral na área cultural, tanto para os cursos de formação, como também nos eventos.
Atualmente, as aulas ocorrem no turno vespertino das 14h10 às 17h50 com turmas de segunda e quarta ou terça, quinta e sexta-feira.
O resultado dos estudos musicais dos alunos do Projeto Arte Jovem+ é apresentado nos recitais, mostras e musicais ao longo do ano. O contato com o público auxilia os jovens talentos a trabalharem sua confiança, além de ser uma grande oportunidade para os familiares conferirem de perto o desenvolvimento do seu aprendizado.
Graças ao excelente trabalhando desenvolvido, o SESI/RR tem reconhecimento regional quanto a qualidade da formação cultural e dos eventos que realiza.
Para o supervisor de cultura do SESI/RR e coordenador do SESI Arte Jovem+, Cláudio Lísias Câmara de Carvalho, “o projeto representa uma oportunidade ímpar para as crianças aproveitarem o tempo da melhor forma possível com atividades que trabalham o desenvolvimento cognitivo, artístico, físico e social para um crescimento saudável, estabelecendo confiança e um protagonismo responsável na sociedade, pois trabalhamos com elas valores que são fundamentais como a amizade, amor, humildade, empatia, ética, respeito, honestidade e responsabilidade. Por fim, considero uma grande família, pois nossos alunos são como filhos e buscamos sempre ter o cuidado que eles merecem”, destacou.