Equipe de Robótica Lego Slayers com os técnicos da escola do SESI e a representante da OBR.  Foto: Arquivo

Reconhecimento Nacional

Equipe de Robótica da Escola do SESI conquista o Prêmio de Responsabilidade Social e Divulgação Científica

 

As equipes de Robótica “Lego Slayers” e “Team Girls” da Escola do SESI, participaram da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), de 22 a 26 de outubro, em Rio Grande – RS. Ambas representaram a escola quanto o estado de Roraima.

Dentre as 50 equipes de variados níveis na competição, a equipe Lego Slayers, recebeu a premiação de Responsabilidade Social e Divulgação Científica (Premiação Extra) uma novidade da OBR para os competidores e consistiu em pontuar aquela equipe que, conseguisse divulgar suas atividades e seus resultados para a comunidade por meio da imprensa, em redes sociais, participação em feiras, mostras e entre outros.

Foi uma semana cheia de desafios e grandes conquistas para esses jovens que carregam consigo um sonho de serem reconhecidos nacionalmente. Entre estudos, pesquisas e treinos diários, os jovens competidores não mediram esforços para trazerem os melhores resultados.

Durante as competições as equipes tiveram uma missão: fazer o percurso seguindo a linha preta (marca o trajeto) e superar os desafios da pista para ganhar pontos sem sair da linha ou cortar caminho sem interferência humana.  Os desafios eram superar os obstáculos (que bloqueiam o percurso), Gap (falha na linha), Redutor de velocidade, Beco sem saída e interseções.

O aluno Osean Pinto Cordeiro do Nascimento juntamente com sua equipe, comemoraram a notícia da premiação. “A participação da minha equipe na OBR foi incrível e ficou marcada em nossas vidas. Estamos muito felizes e honrados por termos conquistado esse prêmio, por adquirir novas experiências e, por isso, só tenho a agradecer as nossas famílias pelo apoio e a escola do SESI por proporcionar esse aprendizado por meio da Robótica”, contou.

A diretora da Escola do SESI, Gardênia Cavalcante, destaca o sentimento e o significado de ter uma equipe representando Roraima em uma das mais importantes competições nacionais de robótica.

 “O nosso sentimento é de gratidão e muito orgulho dos nossos alunos que se prepararam para fazerem o seu melhor. Estamos extremamente felizes pela premiação advindas do reconhecimento ao esforço e dedicação de nossos alunos, professores e técnicos que, juntos, deram o seu melhor e sobressaíram diante de muitos outros competidores. Agradecemos a todos que acreditam no trabalho da escola do SESI Roraima, em nos nossos conceitos e aprendizagens sobre o mundo da robótica, além do reconhecimento dos pais e parceiros em relação a esse trabalho que vem sendo um grande diferencial na vida desses jovens e de duas famílias”, comemorou a diretora da escola, Gardênia Cavalcante.

O professor e técnico das equipes de robótica do SESI, Dennis Padilha, falou sobre a experiência em participar da etapa nacional e concorrer com todo o Brasil e, também, sobre a contribuição e importância da robótica na vida escolar dos jovens e alunos do SESI.

“Vivemos nesses últimos dias uma experiência única. Estar entre as 50 melhores equipes de Robótica do Brasil é algo de suma importância, pois nos traz conhecimento, amadurecimento e, essa troca de informação, foi fundamental para o amadurecimento das nossas equipes! A Robótica transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo. A Robótica prepara os alunos para o mundo do trabalho. Esse é o nosso desafio com nossos alunos, moldar, encorajar e preparar para o futuro, onde o trabalho exigirá deles o melhor de si”, ressaltou.   

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que se utiliza da temática da robótica. Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

   

ASCOM SISTEMA INDÚSTRIA

4009-1874

98126-0008

OS CONTATOS DO SISTEMA INDÚSTRIA RORAIMA

Av. Benjamin Constant, 876 Centro

CEP 69 301 020
Boa Vista - Roraima
Email: gab.fierr@sesi.org.br
Site: www.fier.org.br
Tel: (95) 4009 5367
Fax.: (95) 3224 1557

Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 3710 Aeroporto - CEP 69 310 005
Boa Vista - Roraima
Email: falecom.rr@sesi.org.br
Site: www.sesirr.org.br
Tel: (95) 4009-1800
Fax.: (95) 4009-1808

Av. dos Imigrantes, 399 - Asa Branca

CEP 69 312 296
Boa Vista - Roraima
Email: senai@rr.senai.br
Site: www.rr.senai.br
Tel: (95) 2121 5050
Fax.: (95) 2121 5081

Av. Capitão Júlio Bezerra, 363

Centro - CEP 69 301 410
Boa Vista - Roraima
Email: sec@ielrr.org.br
Site: www.ielrr.org.br
Tel: (95) 3623-1253

© 2013 Sistema Indústria Roraima - SESI